Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
URI – CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
PRÓ REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA
DISCIPLINA DE HIGIENE E SEGURANCA INDUSTRIAL
PROFESSORA GRACÉLIE APARECIDA SERPA SCHULZ

ERGONOMIA

ACADEMICO: GABRIEL BARALDI VOLPI

FREDERICO WESTPHALEN, NOVEMBRO DE 2011

1. INTRODUÇÃO
A cada dia as máquinas efetuam mais trabalhos.Esta difusão da mecanização e automação aumenta o ritmo de trabalho, podendo se tornar, em certas ocasiões, menos interessante. Por outro lado, ainda existem muitas tarefas manuais que necessitam grande esforço físico. Uma das conseqüências do trabalho manual, além do aumento da mecanização, é que cada vez mais os trabalhadores sofrem com dores nas costas e pescoço, inflamações nos punhos, braçose pernas, e tensão ocular. O estudo do trabalho em relação com o entorno, em que se leva em consideração o ambiente de trabalho e quem o realiza (os trabalhadores), é a base que fundamenta a Ergonomia, utilizada para determinar como projetar ou adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador a fim de evitar problemas de saúde e aumentar a produtividade. Em outras palavras, fazer com que o trabalhose adapte ao homem, e não obrigar o trabalhador a adaptar-se a ele. Como por exemplo: levantar a altura de uma mesa de trabalho para que o operário não tenha que se inclinar desnecessariamente para trabalhar.
É uma ciência que, se aplicada com eficiência, pode melhorar consideravelmente as condições de trabalho. As intervenções ergonômicas podem ajudar a evitar lesões e doenças – físicas oupsicológicas, provocadas por falta de atenção aos princípios da ergonomia aplicados no ambiente de trabalho. As recomendações ergonômicas não são complicadas ou difíceis de serem aplicadas, quando há colaboração da equipe responsável, os trabalhadores e a direção da empresa, para avaliação das zonas com problemas prioritários e proposição de soluções.

RISCOS ERGONÔMICOS

1. DEFINIÇÃO
A Ergonomia érelativamente recente no mundo do trabalho. Somente a partir dos anos 50 surgiu o conceito moderno de Ergonomia onde se torna necessário adaptar as condições de trabalho ao ser humano e não adaptar o homem ao trabalho.
A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho e definida pela Organização Internacional doTrabalho - OIT como "A aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e o seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem-estar no trabalho".
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, iluminação, os ruídos, temperatura, que geralmente sãoconhecidas como causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tome decisões lógicas.
O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tiposde incapacidades físicas.
Os riscos ergonômicos são os fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada (como se pode verificar na figura), controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada detrabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Figura1: Risco Ergonômico - Postura correta e inadequada.

Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço...
tracking img