Phebo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Dados Secundários

1. Definição da categoria , histórico da categoria , variaçoes na categoria , embalagens

Segmento: Glicerinados

Marca: Phebo

Linha de produto: Higiene Pessoal

Categoria: Sabonete

Definição da categoria: Sabão aromatizado destinado à higiene corporal.

História da categoria

Segundo lendas o sabão teve origem próximo a Roma, onde animais eram usadoscomo sacrifício para os deuses. A gordura desses animais, que restava nos rios, transformava-se em sabão.

Em 1878 inventa-se o sabão moderno, logo em seguida, na Europa, começaram a ser usados com função medicinal, visando solucionar problemas de pele.

O nome “Sabonete” vem do francês, “SAVONETE”, onde se iniciou a produção de sabão com cores e aromas diferentes.

Embalagens

2.Histórico da marca , player , diferenciais e comunicação.

História da Marca

Dois primos portugueses, Antonio e Mario Santiago, fundaram em 1930, no Belém – PA, a marca Phebo com objetivo de criar uma linha de sabonete brasileiro tão bom quanto os ingleses e franceses, naquela época, considerados os melhores do mundo. Escolheram o nome Phebo, por causa do deus do sol.

Desenvolveram então umsabonete a base de glicerina, oval, transparente e escuro, baseado em várias pesquisas de essências naturais da região. Criaram um que combinava perfeitamente com o nome que deram-lhe, Odor de Rosas, sua embalagem era luxuosa e inspirado no sabonete inglês, Pear’s Soap, muito popular em 1789.

A marca foi vendida para Procter & Gambles e Sara Lee, perdendo totalmente sua original essência e fazendoseu faturamento cair.Em 2004, a Phebo foi comprada pela Granado Laboratórios, que trouxe de volta para seus consumidores a tradicional fórmula.

Diferenciais

A Phebo concentra-se em quatro diferentes componentes além da tradição: a glicerina, sendo um pioneiro nesse segmento na indústria brasileira, a cor negra, o formato oval e o aroma, totalmente natural e com 2% de perfume, diferente dosoutros.

Como o sabonete é desenvolvido na Amazônia, tem uma identidade única com a região, tendo como principal e mais conhecido produto “Odor de rosas”, feito à base de Pau Rosa, uma essência única e exclusiva.

Além da essência única, os frascos dos produtos são produzidos com PET.

Comunicação

Considerada uma marca de gerações, ela vem se atualizando, e investindo cada vez mais no meiode comunicação mais usado hoje em dia, a internet, com a intenção de atingir novos públicos e diferentes classes sociais.

A Phebo tem um site atualizado e completo, com loja virtual, notícias sobre a marca, com notas de revistas e jornais e novidades de produtos.

Em 2010 a marca investiu promovendo um concurso junto a um site de moda, para a apresentação de sua identidade visual, dando aoportunidade de atingir um público mais jovem.

3. Mercado

A partir dos dados de 2005, os sabonetes em barras são responsáveis por mais de 90% de faturamento.

Atualmente o mercado está extremamente competitivo pelo grande número de marcas, com isso disputam nas gôndolas consumidores potenciais.

Em 2009 essa categoria teve um faturamento superior a R$2,7 bilhões de acordo com a AssociaçãoBrasileira da Indústria de Higiene Pessoa, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Os sabonetes em barra mantêm a liderança dos produtos para o banho, movimentando US$1,93 bilhões, um crescimento de 35,14% e 16,4% de participação no mercado global.

Com cerca de 30% de participação no mercado, na liderança,fechou em 2009 a Unilever, com as marcas Lux (20,4%), Dove (7.3%), Vinólia (1,7%) e Fofo(0,5%). Já o Phebo fechou 7% com sua participação, apesar de oferecer sabonetes em barra que vão dos mais populares aos mais sofisticados, o responsável pela venda de 40% é o Phebo Odor de Rosas, primeiro da marca.

Atualmente os sabonetes artesanais e 100% naturais estão sendo tendências e inovações para esse mercado de sabonetes em barra. Apesar da demanda dos artesanais ser grande, já que os...
tracking img