Praticas educativas e aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE MEDICINA/NESCON
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA
EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROJETO ÁGORA

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DO DESMAME PRECOCE

LÍLIAN SALOMÃO ELIAS

CURVELO – MINAS GERAIS
2010
LÍLIAN SALOMÃO ELIAS

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICASEDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DO DESMAME PRECOCE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina/NESCON, Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.

Orientadora: Profa. Dra.Anézia M. F. Madeira

CURVELO – MINAS GERAIS
2010
DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho à minha família, em especial, aos meus pais e minha avó que sempre me estimularam a crescer e a lutar por meus objetivos, sempre me apoiando e acreditando em mim. Agradeço por tudo aquilo que já me ensinaram, e pela oportunidade de adquirir a melhor herança: meus estudos.

AGRADECIMENTOS

Ao meu marido,que sempre esteve ao meu lado me incentivando, mesmo sem muito entender de que se tratavam aquelas horas intermináveis de frente ao computador, mas que sabia que era algo importante. Sua presença tornava-se cada vez mais importante. Sem ele tudo seria mais difícil.

À querida e dedicada Profa. Anézia, que possibilitou que a construção deste trabalho se tornasse um estudo estimulante e instigante,no qual me envolvi e me senti capaz de desenvolvê-lo, chegando até o final. Sua paciência e compreensão foram primordiais para que eu não desistisse.

À minha tutora Talita pela compreensão e dedicação durante todo o curso.

Aos meus colegas de curso, Liliane, Sebastião e Ricardo, pelas idas e vindas a Corinto, sem vocês não conseguiria chegar a lugar algum e esse curso não teria o mesmosentido e não seria tão divertido e especial. A amizade que nasceu entre nós já foi um grande motivo de celebrar este final.

Deus por permitir que tudo isso acontecesse e por abrir todos os caminhos. Com certeza, esse curso só ocorreu em minha vida, porque foi da Sua vontade.

RESUMO

Trabalho de conclusão de curso de especialização em saúde da família que teve como objetivo refletir acerca daimportância das práticas educativas na prevenção do desmame precoce. A busca de publicações científicas na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs e Scielo), e consultas a protocolos e documentos do Ministério da Saúde foram fundamentais para construção da revisão bibliográfica. Após leitura atenta de todo material selecionado, e observando os objetivos do trabalho, chegou-se aostemas: fatores responsáveis pelo desmame precoce; conseqüências do desmame precoce e a importância das práticas educativas na prevenção do desmame precoce. Fatores socioeconômicos, culturais e biológicos são apontados como responsáveis pelo desmame precoce. Na atenção primária de saúde o desenvolvimento de práticas educativas, utilizando-se da pedagogia problematizadora, pode ser um caminho naprevenção do desmame precoce.

Palavras-chave: amamentação; aleitamento materno; aleitamento materno exclusivo; desmame precoce; práticas educativas; pedagogia da problematização.

ABSTRACT

Of the course of the especialization in family health that had the goal to reflect about the importance of the educational pratices in prevenition of the precocious wean. The search of the scientifics praticationsin data base of the virtual library in health (Lilacs and Scielo), and consultation to protocols and documents of the ministry of the health were important for the construction of the bibliography revision. After scan all select material, and observing the objectives of the work, I got to the themes: responsibles factors by precocious wean; consequence of the precocious wean and importance of...
tracking img