Ph acido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mudanças de Cores

Cor pH
Vermelho 2
Vermelho Violáceo 4
Violeta 6
Azul Violáceo 7
Azul 7.5
Azul Esverdeado 9
Verde Azulado 10
Verde 12
Vamos falar do pH.

pHsignifica Potencial de Hidrogênio, e faz referência a quantidade de Íons de hidrogênio que estão dissolvidos em uma solução. Consideramos uma solução como “Ácida”, quando ela temmais Íons para oferecer (Livres), de “Básica” aquela solução que tenha maior capacidade (o tal “Potencial”) de unir-se aos
Íons de Hidrogênio.

Mas, e o que significa estaconversa toda ? Significa que quanto menor o pH de uma solução, mais ela é “Ácida”, e quanto maior o pH, mais “Básica” (ou “Alcalina”) ela é. Assim, se medirmos o pH doVinagre, ele será muito menor que o pH de uma solução de Bicarbonato. (O “Ponto Neutro”, que equivaleria ao 0 (Zero), é o valor “7”. Abaixo de sete é Ácido”, acima de sete é“Alcalino”)

Como regra geral, em um cultivo hidropônico, devemos manter o pH na faixa entre 5,5 e 6,5 (Pessoalmente eu deixo na faixa 5,8 ~ 6,2), porém, cada planta tem suas própriasnecessidades.


Medindo o pH com Lombarda (Repolho Roxo):

Como se mede o pH ??? Isto é muito fácil de responder !!! É só usar um Peagâmetro (Medidor de pH), um aparelhoque informa o pH de forma exata, utilizando fitas químicas, que mudam de cor, ou utilizando um Líquido Reagente (Um líquido que reage com alguma coisa, e muda de cor), porém jásabemos que aqui na Cozinha do Dr. Science nós não compramos aparelhos industriais, a não ser que não exista uma solução caseira.

O “problema” é que esta solução caseiraexiste, mas não é muito confiável dentro da faixa de pH que nos interessa, pois há pouca variação de cores. Mesmo assim, vamos tentar usar esta solução de Repolhos Roxo.
tracking img