Ph acidos e bases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


O objetivo deste relatório é o de observar e discutir, os valores do potencial hidrogênico de diferentes soluções, além do efeito tamponante, em referência a água destilada, confirmando sua importância no sistema biológico animal, baseados na teoria de ácidos e bases de Arrhenius, Browsted-Lowry e Lewis, com o auxílio de um medidor de pH de papel tornassol.PALAVRAS-CHAVE: pH, ácidos e bases, Efeito tamponante.






































SUMÁRIO

Pág

1- INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4
2- MATERIAIS E MÉTODOS ........................................................................................
2.1- MATERIAIS
2.2 -MÉTODOS
3- RESULTADOS .............................................................................................................
4- DISCUSSÃO .................................................................................................................
5- CONCLUSÃO ..............................................................................................................
BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................













1 INTRODUÇÃO

O termo pH é usado para indicar concentração exata de um ácido ou uma base. O
pH, indica a concentração do íon hidrogênio na solução.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius,que estabeleceu os ácidos como substâncias que em solução aquosa, liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto bases, também em solução aquosa liberam hidroxilas, íons negativos (OH-).
Um pH de 07 indica uma solução neutra, pois [H+][OH-]. Valores de pH inferiores a 07, indicam uma solução ácida, valores entre 2 e 5, uma solução moderada e valores compreendidos entre 0 e 2,fortemente ácida.
Da mesma maneira, valores de pH acima de 07, indicam uma solução básica, indicam uma solução básica, e quanto maior o pH, maior a basicidade.
O pH da água pura (uma solução neutra) é 7,0. Se um ácido é adicionado à água, o seu pH diminui. Quanto o pH se afastará de 7,0 , depende da quantidade de ácido adicionado e de sua força. Quando uma base éadicionada à água pura, o pH sobe para mais que 7,0.
Ácidos e bases são soluções aquosas, ou seja, solução a qual o solvente é água.
O Ácido Clorídrico (HCL), uma das substâncias que serão utilizadas no experimento, é uma solução aquosa e ácida, conhecida como Ácido Muriático, é utilizado como reagente químico que possui pH=0, e que ioniza completamente emsolução aquosa. Colocando-se algumas gotas de Ácido Clorídrico em água, produz-se uma solução diluída.
O Hidróxido Cáustico (NaOH) conhecido como Soda Cáustica, trata-se de uma base forte, muito dissolúvel em água.
O Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), é um sal, com sabor ligeiramente alcalino, e é usado como fermento químico e como antiácido, pois ele neutraliza os excessos doácido clorídrico do suco gástrico. É um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido, libera Dióxido de Carbono e água.Uma solução tampão é definida como uma solução que resiste às variações de pH, quando ocorre a adição de pequenas quantidades, tanto de ácidos, como de bases.
Solução tampão é uma solução formada por um ácido fraco e sua base conjugada oupor uma base fraca e seu ácido conjugado, estas soluções, são soluções capazes de conservarem seu pH, mesmo após a adição de ácidos ou bases, até uma quantidade limite.
Estas soluções apresentam a propriedade de armazenar o excesso de ácido e o excesso de base, respectivamente, na forma de um ácido fraco e na forma de sua base conjugada ou na forma de um ácido conjugado e na...
tracking img