Experimento acidos base - ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
Índice:

Introdução 4
Medição de pH 5
Ácidos e bases 7
Indicadores Ácido-Base 9
Fenolftaleína 10
Alaranjado de Metila 11
Azul de Bromotimol 12
Repolho Roxo 13
Relatório 14
Conclusão 16
Referencias Bibliográficas17

Introdução:
O pH ou potencial de hidrogénio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio (Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos). Matematicamente, o pH pode ser definido por:
pH = -log aH+
Onde ‘’a’’ corresponde à atividade dos íonsH+ em solução aquosa. Por definição de escalas de pH, considera-se que em soluções diluídas a atividade torna-se igual a concentração em mols de íons H+ na solução. Dessa forma:
pH= -log [H+]
Em que [H+] representa a concentração de íons H+ em mol/dm3.
Assim, como a constante de equilíbrio, por exemplo, o pH de uma solução é uma quantidade adimensional. Comoo pH é simplesmente uma forma de exprimir a concentração dos íons hidrogênio, as soluções ácidas e básicas a 25º C podem ser identificadas através dos seus valores de pH, como se segue:
Soluções ácidas: [H+] > 1,0 x 10 -7 M, pH < 7,00
Soluções básicas: [H+] < 1,0 x 10 -7 M, pH > 7,00
Soluções neutras: [H+] = 1,0 x 10 -7 M, pH = 7,00

Medição de pH
A medição de pH em soluções aquosas, érealizada mundialmente, em larga escala, em laboratórios químicos, bioquímicos, industriais e hospitalares, e ainda, universidades e centros de pesquisas, constituindo assim, provavelmente a medição de utilização mais ampla, dentre as técnicas instrumentais empregadas em química analítica. Estas medições tornam-se indispensáveis, especialmente quando se trata de produtos destinados ao consumo humano,abrangendo alimentos, bebidas, medicamentos e produtos de higiene pessoal. É importante assinalar também que a maioria das reações bioquímicas e microbiológicas são favorecidas em faixas de pH determinadas, requerendo medições em todas as etapas dos processos. Um destaque atual da importância do monitoramento do pH está na biotecnologia, principalmente quando se trata do controle biológico depragas, clonagem de seres vivos e sequenciamento genômico de uma série de organismos de fundamental importância à ciência e também a comunidade.
O um dos equipamentos que pode ser usado para a medição de pH é o pHmetro; um pHmetro permite converter o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH; bastando introduzir os eletrodos do pHmetro na solução a ser analisada e fazer a leitura do pH.
Alémdo uso do pHmetro, o pH de uma solução pode ser determinado por meio da Fita Indicadora de pH Universal , que contém substâncias colorimétricas ligadas covalentemente com a celulose do papel reagente. Através da mudança da coloração é possível a detecção do pH por meio da comparação da tabela fornecida pelo fabricante. A vantagem desse método é sua rapidez, o baixíssimo risco de contaminação e apossibilidade de utilização diretamente na amostra sem necessidade de auxílio preparação de amostras. Porém por se tratar de um teste colorimétrico de comparação não é possivel estabelecer um valor exato de pH e sim uma faixa. Ao contrário do pHmetro em que o resultado pode ser dado com até três casas decimais.
Reconhecem-se os ácidos e as bases por algumas propriedades simples. Os ácidos têmgosto acre. As soluções das bases, por outro lado, têm gosto amargo e proporcionam sensação untuosa ao tato. Alguns exemplos de ácidos são o ácido acético, presente no vinagre; o ácido cítrico, constituinte do suco de limão: o ácido clorídrico, encontrado no suco digestivo do estômago, dentre outros.
Exemplos de base são a solução aquosa de amônia, encontrada em produtos de limpeza doméstica, o...
tracking img