Peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Peter Drucker nasceu no dia 19 de novembro de 1909 em Viena (Áustria), fez doutorado em direito público e internacional na Universidade de Frankfurt (Alemanhã) e trabalhou como jornalista econômicoem um jornal local antes de emigrar para Londres em 1933, fugindo do nazismo. Lecionou na Universidade de Nova Iorque e foi professor de Ciências Sociais e Administração em Claremont entre 1971 e 2003.Desde 2003 ele não dava mais aulas, mas continuou como consultor da faculdade até sua morte, aos 95 anos, na sexta-feira de 11 de novembro de 2005, Drucker deixou sua esposa, quatro filhos e seisnetos. Suas experiências de vida, na Áustria dos anos 20 e 30 (Séc. XX), exerceram uma grande influência em seu pensamento e sua obra, pois ele acredita que foi uma má Administração a responsável pormergulhar a Europa na catástrofe que viu em sua juventude e teme que a esfera de ação da má Administração venha a se ampliar, pois as organizações estão se tornando cada vez mais complexas einterdependentes.

Seu primeiro livro, escrito em 1946, Concept of the corporation, constituía uma investigação pioneira do intrincado funcionamento interno da General Motors, e demonstrou que o gigante dosetor automobilístico era muito mais um sistema social repleto de labirintos do que uma máquina econômica.

Desde então, já são mais de 29 livros. Ao longo de sua vida, criou frases e defendeu conceitoscomo Administração Por Objetivos (APO). Muitas de suas inovações tornaram-se realidades na prática administrativa. Por exemplo, elogiou as grandes organizações, mas também previu o seudesaparecimento. Seu livro Managing for results, de 1964, foi o primeiro livro sobre o que hoje se denomina estratégia. A obra The effective executive, de 1966, foi o primeiro e, até hoje, o único livro sobre ofato de o comportamento ser um ponto de apoio ou uma exigência que se faz do profissional.

O ápice de sua obra pode ser considerado como formado por dois livros extensos e brilhantes: The practice...
tracking img