Pet shop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Janeiro/2008 - N° 121

Segundo a Assofauna – Associação dos Revendedores e Prestadores de Serviços destinados ao Uso Animal - o Brasil ocupa a 2ª colocação no mercado mundial em volume e o 5º maior em faturamento do setor, que movimenta mais de US$ 50 milhões por ano no Brasil. Estes números justificam o grande interesse que há, no país, em realizar investimentos neste mercado. Abrir um petshop está entre os principais desejos de quem pretende atuar no universo voltado para os animais de estimação. Mas será que o retorno é garantido? Pesquisas realizadas pelo SEBRAE-SP e a Xclusive Mídia no ano de 2004 revelaram que na ocasião existia cerca de 8 mil pet shops em todo o país, e considerando todos os pontos-de-venda, este número ultrapassaria a marca de 30 mil. Um mercado fragmentado, noqual mais de 50% dos estabelecimentos faturam até R$ 20 mil/mês, isto quando estão localizados nos grandes centros.
Há certamente uma série de fatores que estão relacionados ao êxito ou fracasso do negócio. Em entrevista à Revista Pet Shop Brasil Business, Sérgio Diniz da Silva, consultor do SEBRAE-SP apresenta fatores primordiais para conseguir um bom desempenho na administração e condução deum pet shop. Confira:

Revista Pet Shop Brasil Business - Quais devem ser as primeiras providências a serem tomadas por quem deseja abrir um pet shop?
Sérgio Diniz da Silva – Primeiramente o empreendedor precisa ter afinidade com o negócio e a partir daí buscar informações sobre a atividade, o mercado, as tendências
e os fornecedores. Sugiro que realize pesquisas em sites e revistasespecializadas, visite as feiras e eventos e os concorrentes (diretos ou indiretos), enfim, é preciso se familiarizar com tudo o que ocorre num pet shop. Após isso, defina o público-alvo que vai atender (quais são as suas reais necessidades, suas exigências, seu potencial de consumo e seus hábitos) para formatar o negócio com as características que sejam atrativas e de acordo com as necessidades dosconsumidores que pretende atingir.

Revista Pet Shop - Quais os aspectos fundamentais e habilidades que o empresário precisa ter ou desenvolver para abrir o pet shop?
Sérgio – É imprescindível gostar de animais e pessoas. Ter capacidade de perceber e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece também é um diferencial. Outras características que tornam-se fundamentais são: firmeza e bom-senso natomada de decisões, liderança, facilitador e formador de equipe. Busque constantemente as informações e o conhecimento sobre a atividade, capacidade de planejamento e realização.
Revista Pet Shop - Quais os principais erros cometidos que podem prejudicar os negócios logo no seu início?
Sérgio – A falta de planejamento para abrir o negócio e o desconhecimento das características e peculiaridadesda atividade que vai exercer.

Revista Pet Shop - As pessoas que se lançam no mercado devem ter que tipo de cuidados?
Sérgio – Acredito que principalmente no que diz respeito ao conhecimento do público que pretende atingir e as suas respectivas necessidades.
Revista Pet Shop - Qual é a importância do ponto comercial?
Sérgio - Se o empreendedor errar na escolha do ponto, dificilmente onegócio vai “dar certo”. Escolher o local obriga avaliar questões como a localização, vizinhança, se tem estacionamento, o fluxo de trânsito, o tráfego de veículos e de pessoas no local, se há facilidades de acesso, a visibilidade do local, condições de segurança, infra-estrutura de serviços – água, energia, esgoto, telefone etc. Aconselho também obter
informações sobre a população fixa e a flutuante,fazer um levantamento prévio sobre a quantidade de animais / pets existentes na região e sobre a lei de zoneamento municipal.
Revista Pet Shop - Como deve ser feita a pesquisa de mercado?
Sérgio - Deve estar focada em três pontos: clientes, concorrentes e fornecedores. Em relação ao consumidor final, deve ficar claro para o empreendedor, questões básicas
como perfil (faixa etária, sexo,...
tracking img