Pesquisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O estudo da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea. Este produto histórico nos possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave paraentender o futuro.
O estudo deixa como registro o incentivo aos docentes a fim de que eles reflitam sobre que tipo de cidadãos querem formar, bem como repensar nos valores que estão repassando à nossas crianças para que a mudança social, por conseguinte educacional, aconteça na perspectiva de recuperar os valores humanos e intelectuais das crianças.

Leia maisem: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-seu-contexto-historico-desafios-da-educacao-publica-brasileira-frente-ao-terceiro-milenio/16486/#ixzz28nxUsZfy
BUSCANDO O PASSADO PARA COMPREENDER O PRESENTE: DA EDUCAÇÃO DIFUSA À EDUCAÇÃO NACIONAL DO SÉCULO XVIII
Toda época tem a sua própria educação, que busca atentar às reais necessidades de cada período da história. A cada necessidade histórica, a educação vai semodificando morosamente em conflito com a educação do período anterior. Isso ocorre porque novas exigências vão sendo fixadas no cenário da vida social pelas novas conjunturas em cena.
O estudo da educação a partir de um contexto histórico é importante, pois nele estão juguladas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer dotempo. Portanto, é importante também resgatar a história da educação, para que possamos abranger a época moderna.
Assim, a educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens, operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedadeuma linha progressista ou não de desenvolvimento.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO TERCEIRO MILÊNIO: O PAPEL DO EDUCADOR NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Reflexões a cerca da educação e sociedade em seu contexto histórico
A educação foi marcada por mutações compreendidas entre a cultura de uma comunidade,envolvendo seus costumes e o estabelecimento de padrões a fim de manter a ordem social, as relaçõesinterpessoais originadas pelas necessidades de sobrevivência entre os povos, seu modo de produzir, enfim, tudo aquilo que caracterizaria e que caracteriza a educação como um todo. "Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação" (Brandão, 1981, p.7).
Constata-se que a educação existiu em mundos diversos e se constituiu de maneiras diferentes: emsituações de observação e imitação das relações indistintas de convivência em pequenas sociedades tribais; por meio da preocupação em registrar os valores sagrados e tradicionais das civilizações orientais; formar guerreiros indispensáveis para a defesa de sua pátria; como necessidade do homem se reconhecer como indivíduo racional e pensante não submetido mais ao destino e, desde então, a educação passou aser entendida como fator primordial de ordem social na construção de toda e qualquer sociedade. Porém, conforme enunciamos nos capítulos anteriores, a educação não era destinada a todos, somente a uma pequena minoria.
Compreendeu-se também, que o contexto da história da educação, seus avanços e retrocessos, refletiram, de certa maneira, na construção de nossa educação. Criada e imposta pelasclasses dominantes de cada época, os indivíduos nela pertencentes, de modo geral, receberam-na sem resistências.
A condição de indivíduo passivo e inerte aos acontecimentos sócio-educacionais é substituída pela confiança do homem em si próprio e na sua capacidade de investigação racional durante a Idade Moderna. O conhecimento torna-se o grande instrumento da sociedade a fim de que o homem não...
tracking img