Pesquisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO diz a respeito de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
Pra mim esta teoria é o primeiro passopara entendermos a personalidade de cada pessoa, foi a primeira concepção dada por Freud sobre o funcionamento da personalidade.

Como foi dito no post passado o inconsciente é o "É o conjunto deconteúdos não presentes no campo atual da consciência. Conteúdos reprimidos que não tem acesso ao pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas, ou seja, o inconsciente tem suas próprias leisde funcionamento.
O pré-consciente é onde estão os conteúdos que a consciência pode acessar, é aquilo que pode estar presente neste momento na consciência e em seguida pode não estar.
O consciente éo sistema do aparelho psíquico que recebem as informações do mundo exterior e do mundo interior ao mesmo tempo. Em minha opinião é o "hoje de manhã, hoje à tarde, hoje à noite". É o momento em quepercebemos e nos mantemos atentos as coisas ao nosso redor, envolve o nosso raciocínio.

Na SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO são introduzidos novos conceitos aos três sistemas da personalidade: id,ego e superego.
O id refere-se ao inconsciente, é regido pelo principio do prazer, da satisfação, nele não há limites, é impulsivo. E é nele que se localizam as pulsões: de vida e a de morte.
O egoé ponto de equilíbrio entre o id e o superego, é o chamado "realista", é o que percebe, pensa, sente, lembra, é e sabe dosar as exigências do id e as ordens do superego.
O superego eu diria que éaquele "CASTRADOR", o que é muitas vezes mal visto. É o que reprime, proibi, impõe limites (autoritário), é aquele que sempre nos faz pensar se "... Isso é errado, não devo fazer. Já aquilo é certo.”;está relacionado com as questões morais e ideais, com as nossas crenças e valores. Contudo penso que há pessoas que sabem lidar muito bem com seu superego bastante atuante, muitos utilizam como uma...
tracking img