Pesquisas biologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer
Lucia Cecilia da Silva*
Universidade Estadual de Maringá

RESUMO
Tomando as significações do câncer em nossa cultura como intimamente relacionadas ao sofrimento, dor e morte, levantamos alguns pontos de reflexão acerca do sofrimento psicológico que a atenção aos pacientes de câncer pode suscitar nosprofissionais de saúde. Para isso, realizamos uma revisão da literatura especializada, privilegiando as publicações brasileiras, que tratam em especial da relação dos profissionais de saúde com doentes graves e com a morte. De modo geral, podemos afirmar que os sentimentos despertados nos médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atuam em Oncologia, são semelhantes aosdos pacientes e familiares afetados pelo câncer, tais como a negação, a raiva, a culpa, o pensamento mágico e sintomas depressivos. Sentem também a impotência imposta pelos limites dos recursos pessoais e científicos. Tais dificuldades comumente os levam ao isolamento, fazendo-os sofrer em silêncio. Dessa forma, o sofrimento fica mal delineado, nem sempre é levado com a devida consideração e,tampouco, os profissionais são estimulados a buscar formas de elaborá-lo.
Palavras-chave: Sofrimento psicológico; Profissionais de saúde; Câncer; Morte.

ABSTRACT
In focusing on the meanings of cancer in our society as closely related to suffering, pain and death, some reflections were made regarding the psychological suffering that the attention to cancer patients may cause in health professionals.For this purpose, a review of specialized literature was conducted, privileging Brazilian publications, which particularly deal with the relationship among health professionals, the cancer sick and death. In general, the feelings in doctors, nurses, psychologists, social assistants and other professionals involved with Oncology were observed to be similar to those of the patients and relativesaffected by the disease, for example, denial, anger, guilt, magical thoughts, and symptoms of depression. They also feel an incapacity imposed by the limitation of personal and physical resources. These difficulties usually lead to isolation, and to a silent suffering. Thus, suffering is roughly acknowledged, hardly given due concern and even less are professionals motivated to seek ways of dealingwith it.
Keywords: Psychological suffering; Health professionals; Cancer; Death.

Introdução
O número de casos de câncer tem se elevado nos últimos anos, principalmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Entre as causas deste incremento estão o aumento da expectativa de vida da população, a padronização de hábitos e estilo de vida que predispõem à doença e o desenvolvimentotécnico-científico na área da Oncologia, que ampliou as possibilidades diagnósticas.
Mas, apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento, a mortalidade em decorrência desta doença ainda é preocupante e os significados atribuídos ao câncer ainda são os mesmos do tempo em que a cura era mais rara. Além disso, muitas vezes, a doença traça um curso longo e seu tratamento pode interferir de forma dramática naqualidade de vida de seus portadores. Assim, cada vez mais, os profissionais de saúde se vêem envolvidos com esta doença assumindo importante papel na rede de relações interpessoais que ela desencadeia. E constatando que os profissionais estão expostos às experiências de sofrimento dos pacientes e familiares, uma questão se impôs à minha reflexão: terá também os profissionais de saúde seu quinhão desofrimento quando atendem os pacientes oncológicos? Como lidam com isso?
A literatura especializada a respeito do atendimento aos pacientes tem nos salientado de forma eloqüente que o câncer, em nossa cultura, está associado a aspectos negativos, ameaçadores e temidos como a dor, o sofrimento, a mutilação, a destruição e a morte. As atitudes, imagens e significados acerca do câncer têm recebido...
tracking img