A importancia da disciplina psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA






IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM





GISELLE ALVES BARROSO





Rio de Janeiro
2012



A Importância da Disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem para o Curso de Psicopedagogia
Para fins de melhor entendimento,iniciamos com a definição do termo Psicopedagogia, que de acordo com Beauclair (2004)
... é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Enquanto área de conhecimento multidisciplinar, interessa a Psicopedagogiacompreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste momento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia Transpessoal, a Neurologia, entre outros.
Considerando, mister se faz para o profissional de Psicopedagogia os estudos dos processos e mecanismos damente humana no que se refere a aprendizagem. Para tal, transportamo-nos até os primórdios da construção do conhecimento sobre o psiquismo humano, na Antiguidade Grega, cuja nos deixou um importante legado no que diz respeito à Filosofia e ao estudo do Homem em sua totalidade.
O mundo Ocidental recebeu uma influência significativa da cultura helênica. Até o século VI a. C. predomina na Grécia aconcepção mítica do mundo, que explica as ações humanas como consequência do destino e do sobrenatural. O aparecimento da escrita e da moeda, o registro das leis escritas e a ambiência da polis criam as condições para o surgimento as filosofia, que simboliza a passagem do pensamento mítico para o pensamento racional. Com o advento da filosofia, o homem passa a ter uma nova visão de mundo e de sipróprio. (FLORENTINO, 2004 p.31)
Neste contexto, contamos com personagens memoráveis, como Sócrates, Platão, Aristóteles e René Descartes. Segundo Florentino (2004), Sócrates é apresentado por Platão como filósofo por excelência, constitui-se em um personagem constante dos diálogos platônicos. Platão, filósofo grego nascido em Atenas, em 387 a. C. fundou a Academia para ensinar aos jovens ocaminho da Filosofia, teve Sócrates como mestre. Aristóteles também formou- se em Filosofia, nasceu na Macedônia (em Estagira) e passou quase toda a vida em Atenas. O maior de todos os discípulos de Platão e que se equiparou ao próprio mestre ao apresentar um novo olhar investigativo sobre a realidade, e por fim, já no período do Renascimento, temos René Descartes, um dos filósofos que maiscontribuiu para o avanço da ciência,
... postulava a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo psico-físico (mente-corpo) tornou possível o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores, uma vez que o corpo eraconsiderado sagrado pela Igreja, por ser a sede da alma, e dessa forma possibilitou o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir muito para o progresso da própria Psicologia (FLORENTINO, 2004 p.61)

Oriundos desses pensadores e de seu legado, contamos hoje com diversos e divergentes conceitos formados a respeito da origem do conhecimento humano. Destacam-se o Racionalismo, o Empirismo eo Criticismo de Kant. De acordo Florentino (2004), o Racionalismo afirma sua crença e confiança exclusiva no poder da razão humana como o meio eficaz de nos levar a alcançar o conhecimento verdadeiro a cerca da realidade que nos rodeia, já para o Empirismo todas as nossas ideias tem origem na percepção dos sentidos. Assim, a experiência é a fonte de nossas ideias e nosso conhecimento. Dessa...
tracking img