Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia e Ética
Nome: Carlos Alberto Souza da Silva Júnior
Administração Noturno
Universidade Estadual do Ceará (UECE)

* 1ª atividade- Página 35

1) Com base no texto apresentado,qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Os gregos, vitoriososem suas guerras e conquistas, consolidaram seu poderio com uma maior participação do povo em virtude da Democracia Ateniense, além da acumulação de riquezas, expansão das fronteiras gregas,intensificação do comércio e abertura para o contato com outras civilizações, próprios da civilização Helenística, que fizeram com que surgissem novas classes e novos interesses. Com isso, a filosofiacaracterizada pelo misticismo e explicações metafísicas deu lugar a conhecimentos científicos mais pragmáticos, foi então que a filosofia passou a se preocupar com o desenvolvimento dos raciocínios lógicos,com o intuito de desvendar as causas e efeitos entre os eventos, ou seja, os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesseresolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, para todos os tempos (Hegel).

2) Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumaspessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

A filosofia do senso comum é aquela que é compartilhado pela maioria das pessoas, caracterizada por sersuperficial e por nascer sem a necessidade de uma reflexão profunda, é dogmática, passada de uma geração a outra, obtida sem esforço e não admite contestação. No entanto, o senso comum se diferencia afilosofia, pois a filosofia é a busca da verdade, além de ser reflexiva e radical, ou seja, não se contenta em ficar na superfície das coisas, mas procura ir às raízes, buscando desvendar os porquês...
tracking img