Pesquisa sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa Sociologia


Quem foi Karl Marx?

Filósofo e economista, o judeu-alemão, Karl Marx (1818-1883), foi um dos maiores pensadores do século XIX. Karl Marx foi um dos homens que maisinfluenciou o mundo e o curso da história. Esse filósofo social Karl Marx e seu colega Friedrich Engels são considerados os fundadores do comunismo e do socialismo moderno. Juntos, eles escrevem, entreoutras obras, O Manifesto Comunista (1848). Karl Marx influenciou e revolucionou a teoria econômica e social do século XX.

Época

Foi no período da Revolução Industrial que consistiu em um conjuntode mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico, social nas crenças e nos valores. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo apartir do século XIX que Karl Marx, nessa sociedade aproveitou a ideia da dialética afirmando que as origens da mudança social são todas materialistas e não baseadas em ideias e emoções.Acontecimentos
Karl Marx esteve em frente de vários movimentos operários, que buscavam melhores condições de trabalho. Marx reconhece apenas dois tipos de classes sociais: Burguesia e Proletariado. Para Marxa burguesia, tomou conta dos meios de produção, enriqueceu e dominou o poder do Estado (controle político).
Burguesia: Para Marx a classe trabalhadora estava alienada, pois o tempo a mercadoria,pertencem à classe burguesa. A classe assalariada (proletariado), sem ter como produzir e sem voz ativa na política social passa a oferecer sua força de trabalho nas fábricas.
Proletariado: Era todo otrabalhador que vendia sua força de trabalho e vivia em condições muito precárias nas fábricas.
A mais valia é chamada por Marx de lucro. Este lucro é excedente da força do trabalhador ou amaterialização da exploração.
Sair de uma sociedade capitalista para uma sociedade socialista era o que Marx acreditava na qual por meio de uma revolução os trabalhadores poderiam transformar essa...
tracking img