Licenciatura ou bacharelado em eucação fisica?

913 palavras 4 páginas
-------------------------------------------------
TERÇA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2009
Licenciatura ou Bacharelado?
A graduação em Educação Física possibilita formações distintas, uma em licenciatura e outra em bacharelado. A seguir, observe as considerações de cada uma delas e seus respectivos campos de atuação.
A licenciatura se destina a formação de professores capazes de identificar o conhecimento presente na área da Educação Física, e saber planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social, buscando a dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de história, ao mesmo tempo em que essa história e essa cultura produzidas modificam suas ações.

Para tanto, o aluno da licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar o mais rápido possível, cumprindo momentos de mapeamento da realidade, corregência e regência de turmas, ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência e divergência entre o conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.

Licenciatura de Graduação em Educação Física ("antiga"): Curso de formação profissional de professor, realizado sob a égide da Resolução CFE nº 3/1987, com duração de 4 anos. Essa legislação possibilitava o oferecimento da Licenciatura plena que habilitava para todos os nichos do mercado de trabalho, por exemplo: educação física em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas e todo e qualquer segmento de mercado que abrisse espaço para atuação do Profissional de Educação Física.

Licenciatura de Graduação em Educação Física ("nova"): Curso de formação profissional de professor que habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física

Relacionados

  • DO ÁTOMO GREGO AO ÁTOMO DE BOHR
    6444 palavras | 26 páginas
  • GUIA UERJ
    29475 palavras | 118 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas