Transtornos de ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ansiedade é um estado emocional que está relacionado ao medo e a expectativa, a pessoa pode ou não perceber o motivo do temor ou inquietação, ligado a um estado emocional negativo ou tido como desagradável, e geralmente a ansiedade vem acompanhada por sintomas físicos não distintos, ligados a uma agitação da qual a pessoa não tem controle, entre elas, palpitações, sudorese, tremores, respiraçãoofegante, sensação ofegante, sensação de sufocação, et.
Desta forma podemos diferenciar ansiedade de outros estados emocionais, como a fissura, presente em distúrbios de controle do impulso. Ela pode ser considerada normal ou patológica, as reações normais não precisam ser tratadas por serem naturais, já as patológicas precisam de um tratamento especifico.
Podemos dizer que a ansiedade é tônicae generalizada, quando é muito longa,fásica quando ocorre em surtos e ataques como no transtorno de pânico, situacional quando lembra fatores particulares desagradáveis, como nas fobias.
Segundo Holmes (1997), a ansiedade está presente em muitos tipos de procedimento anormal, nos transtornos de ansiedade, ela é o sintoma principal ou causa principal de outros sintomas. Os sintomas de humorprincipais de ansiedade são tensão, pânico, agitação e preocupação. Os sintomas cognitivos ocorrem a partir do fato de que as pessoas ansiosas esperam que algo ruim aconteça com elas, então elas estão continuamente “sob alerta” e inquietos sobre a condenação que esta prestes a acontecer. Dois tipos de sintomas somáticos ficam visíveis na ansiedade. Os primeiros são os sintomas somáticos imediatos,como o suor, boca seca, respiração curta, frequência cardíaca acelerada, pressão sanguínea e tensão muscular. Em segundo estão os sintomas somáticos atrasados que decorrem de tensão ou estimulação prolongada, incluindo fraqueza muscular, cólica menstrual, dores de cabeça e pressão sanguínea cronicamente elevada. Os sintomas motores presenciado nos indivíduos ansiosos via de regra envolvem atividadeseventuais como inquietação e tamborilar dos dedos dos pés e das mãos. Estes são reflexos dos níveis elevados de excitamento emocional, cognitiva e somática.
Os transtornos de ansiedade podem ser divididos em transtornos fóbicos e estados de ansiedade. Nos transtornos fóbicos, a ansiedade é restrita a uma situação particular, enquanto nos estados de ansiedade ela é inconstante e não restrita aqualquer situação. Três tipos de transtornos fóbicos foram identificados. A agorafobia está relacionada ao medo de lugares públicos dos quais a fuga pode ser difícil se a pessoa repentinamente sente-se ansiosa. As fobias sociais acarretam medos de circunstancias sociais nas quais o individuo poderia ser exposto a criticas.
No transtorno de pânico, o individuo experimenta períodos breves deansiedade excepcionalmente intensa que não estão relacionados a qualquer evento exclusivo e, portanto são muito inesperados. Ainda que os ataques de pânico frequentemente durem alguns minutos, eles produzem certo desconforto no paciente, pois na maioria das vezes os pacientes desenvolvem uma forma secundaria de ansiedade antecipatória, ou seja, preocupam-se antecipadamente de quando e como irá ocorrer opróximo ataque. Os pacientes com transtorno de pânico e agorafobia geralmente diminuem suas viagens para tentar controlar a assustadora situação de ter um ataque de pânico em um local do qual eles não conseguiriam sair facilmente.
De acordo com Dalgalarrondo (2008), o quadro de ansiedade generalizada distinguiu-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte do dia, por pelomenos seis meses. A pessoa vive angustiada tensa, preocupada, nervosa e irritada. Nessas situações, são frequentes sintomas como insônia, dificuldade de relaxar, angustia constante, irritabilidade aumentada dificuldade em concentra-se. São também comuns sintomas físicos como cefaleia, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria. Para se...
tracking img