Psicologia comunitaria relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Psicologia social
A psicologia é definida por Lane (1981) como uma ciência que estuda comportamentos, sejam eles conscientes ou inconscientes. A psicologia social tem como objetivo estudar como esses comportamentos são influenciados socialmente. Para isso procura compreender a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, de acordo com a sua cultura, costumes e valores. Deacordo com os trabalhos realizados no Brasil, evidenciou-se que o interesse dos psicólogos por esta área aumentou. Além disso, atualmente há o reconhecimento de que para desenvolver essa função é preciso dar ênfase no trabalho multidisciplinar e na importância de envolver-se com a problemática da população (Bonfim, 1994).
Na década de 60 no Brasil, os psicólogos iniciaram sua inserção nacomunidade com o objetivo de contribuir com a população carente. Preocupados com a vida profissional e buscando melhores condições de vida para a população trabalhadora, essa função passou a ser denominada psicologia comunitária. As atividades eram realizadas através de voluntários que incentivavam os próprios moradores a lutarem por seus direitos. A psicologia comunitária é conceituada como apsicologia que busca entender o psíquismo das pessoas avaliando suas condições de vida e em como o ambiente em que vivem influencia no funcionamento mental. Em busca de seus direitos a década de 70 foi marcada por protestos da população fazendo com que vários profissionais de diferentes áreas se unissem ao movimento com o objetivo de contribuir com a população (Bonfim, 1994, Góis, 1993).
Apsicologia nessa época começou a se destacar com esses profissionais, ganhando espaço em função das atividades realizadas, não somente em escolas, empresas e consultórios, mas também na comunidade. Eram desenvolvidas atividades com a população relacionadas à educação com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o bem estar e o quanto o mesmo é importante. (Vasconcelos, 1987).
Nos anos 80 e iníciodos anos 90 houve modificações no sistema de saúde pública no país, as necessidades e a realidade das pessoas foram ficando mais claras. Os profissionais começaram a demonstrar preocupações quanto a saúde mental e com a educação popular. Buscou-se entender os trabalhos realizados com a comunidade e métodos utilizados na prática dos psicólogos. Em função disso a psicologia passou a ser vista comomuito importante para a saúde e bem estar da população. (Freitas, 1994).
Acredita-se que a interação entre os profissionais e a população, segundo Campos (1996), favorece o conhecimento sobre a problemática da comunidade, facilitando encontrar pessoas com capacidades de contribuir com as modificações nas instituições, pois ninguém melhor que a própria população para conhecer sua realidade.
ParaVasconcelos (1987) a psicologia comunitária tem o objetivo de conhecer criticamente as instituições, com intuito de entender melhor a realidade da população pensando no que poderia ser feito para mudá-la, proporcionando formas de intervenções de acordo com a problemática e atendendo as necessidades de todos os interessados para a solução das mesmas.
Segundo Person, (1974, pág. 115) “ascomunidades surgem do simples fato de vivermos em simbiose, isto é, de viver juntos num mesmo habitat indivíduos, tanto semelhantes quanto diferentes e da competição cooperativa em que se empenham”.


Programa de Saúde da Família
O Programa de Saúde da Família – PSF foi implantado em 1994, tendo como objetivo desenvolver ações que proporcione a qualidade de vida das pessoas da comunidade, no sentido deorientar a população, enfatizando a promoção e a prevenção da saúde. Esse trabalho é realizado por território, onde as equipes assumem uma determinada área para trabalhar, dessa forma é feito um cadastro das pessoas na unidade, buscando entender quais as suas necessidades e acompanhar os usuários. Esse programa tem um grande papel na comunidade, portanto, é necessário uma equipe com médicos,...
tracking img