Enfermagem e a arte do cuidar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Realizado por aluno do primeiro semestre de Enfermagem na cidade de Pelotas em 03/2013.




Introdução

O cuidado é o princípio norteador para o processo de Enfermagem, sendo os termoscuidar e tratar diferentes mas complementos um do outro. Esta explanação traz um breve histórico sobre a evolução e reconhecimento da Enfermagem como atividade de trabalho prestigiada, deixando evidentea necessidade da qualificação do profissional e a consciência da importância de interagir com o paciente.4



Resgate Histórico: A Enfermagem e a Arte do Cuidar


Durante o desenvolvimento da medicina ohospital era um abrigo para pobres e doentes que não tinham condições de receber tratamento domiciliar, sendo que o tratamento era prestado por religiosos e leigos sob forma de caridade.
Os hospitaisaté o século XVIII, estiveram sob péssimas condições devido ao alto nível de infecção e falta de contingente qualificado para cuidar dos pacientes, que em muitos casos tornavam-se objeto de experiênciaproporcionando um maior conhecimento sobre as doenças.
É a partir deste cenário que a Enfermagem passa a se desenvolver, quando Florence Nightingale é convidado pelo Ministro da Inglaterra paratrabalhar com os soldados feridos em batalha na guerra da Criméia que ocorreu em meados do século XIX. Durante cinco décadas Nightingale buscou o reconhecimento da profissão alcançando elevado prestígiopara a atividade de Enfermagem. Ainda no século XIX houve importantes avanços tecnológicos e sociais no meio hospitalar, elaborando-se estratégias focados no bem estar do cidadão, associando os fatoressaúde e doença para o implemento de um ambiente de atenção e soluções para retardar agravos e obter a cura.
Com o passar do tempo e avanços na Medicina, a visão do hospital mudou tornando o médico...
tracking img