:Pesquisa sobre cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo como base na leitura de Roberto Da Matta sobre cultura brasileira, assinale nas lacunas correspondentes “V” para as sentenças verdadeiras e “F” para as sentenças falsas:


a. ( v ) Apessoalidade é uma característica importante: no Brasil, a sobrevivência ou o sucesso depende diretamente das relações pessoais estabelecidas. Neste sentido, “mais vale um amigo na praça...”.
b. ( f )A rua é o mundo das leis e das regras, mas é tornado familiar a partir do jeitinho e das relações pessoais.
c. ( f ) Embora o Brasil tenha surgido em torno da Casa Grande, a política não foifeita somente pelos brancos fazendeiros portugueses, os chamados “homens de bem”, mas por toda a sociedade: no Brasil, a democracia e a cidadania política estão presentes desde os primeiros séculos.
d. (f ) No Brasil o trabalho surge na escravidão e está ligado a sofrimento e tortura.
e. ( f ) No Brasil, a idéia de trabalho vem de esforço. Para o brasileiro, o trabalho é fonte de riquezas, debênçãos.
f. ( v ) O “Malandro” é o profissional do “jeitinho”: ele conhece tudo e todos, e tem um grande poder de persuasão.
g. ( f ) O “Caxias” é uma figura controversa: representa aqueleque tenta ser malandro, mas como fica preso às regras, acaba “se dando mal no final”.
h. ( f ) O “Mané” é aquele que segue e acredita nas regras sociais: para ele, a obediência às regras éfundamental para uma vida correta.
i. ( v ) O “jeitinho brasileiro” consiste no costume de quebrar regras em benefício próprio ou de outrem, não havendo consciência de que isto gere prejuízo à ordemsocial.
j. ( ) A mistura é uma característica presente em nossa cultura: mistura-se amigos com trabalho, família com negócios, festas com compromissos profissionais etc. A mistura está fortementesimbolizada na miscigenação, nos cozidos e nas crenças religiosas.
k. ( ) Conforme Antonil, “o Brasil é um inferno para os negros...” porque a colonização os trouxe na condição de escravos.
l. (...
tracking img