ProjetoUNIAFRO

2670 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO UNIAFRO: POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA

FLAVIANA DA SILVA COIMBRA

INFLUÊNCIAS DA CULINÁRIA AFRICANA NA CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA: CONHECER PARA VALORIZAR

Brasileia-Acre
2015

FLAVIANA DA SILVA COIMBRA

INFLUÊNCIAS DA CULINÁRIA AFRICANA NA CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA: CONHECER PARA VALORIZAR

Pré-Projeto de Monografia apresentado junto ao Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, da Universidade Federal do Acre – Ufac, com requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Brasileia-Acre
2015

1. TEMA

1.1 – Apresentação do tema

O tema influências da culinária africana na culinária afro-brasileira: conhecer para valorizar é um projeto de pesquisa para uma intervenção pedagógica, com intuito de resgatar uma parte da cultura afro-brasileira, orientando e conscientizando na quebra de preconceitos raciais.

Histórico da escola

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Odilon Pratagi foi fundada no dia 26 de junho de 1934. Esta instituição foi à primeira, no munícipio de Brasileia, a dedicar-se à educação e recebeu este nome em homenagem ao Capitão Odilon Pratagi, delegado de Polícia, que exerceu suas funções no município. A instituição é mantida pelo Governo do Estado do Acre e atende alunos de vários bairros do município de Brasileia.
Atualmente, a escola funciona com turmas distribuídas nos três turnos (manhã, tarde e noite), atendendo a clientela de alunos do 6º ao 9º ano do ensino regular, ensino fundamental, projeto Poronga e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso da EJA, funcionaram sete turmas no segundo semestre de 2014, sendo quatro turmas do médio e três do fundamental.

1.2 – Delimitação do tema

Este projeto de pesquisa se

Relacionados