Manual contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL BÁSICO
















CONTABILIDADE GERAL

Para Administradores e Secretários Executivos










Prof. Ms. Ernesto José da Silva








Julho de 2002
FACULDADES CAMPO REAL
Guarapuava – Paraná

Disciplina: CONTABILIDADE GERAL - Prof. MS. Ernesto José da Silva

1. A CONTABILIDADE

1. Conceito


A Contabilidade é um instrumentoque fornece um número muito de grande de informações úteis, para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muita antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo as autoridades governamentais, principalmente aquelas que tem a incumbência de propiciar arrecadação de tributos, começaram a utilizar-se dela para aumentar a arrecadação e torná-laobrigatória para a todas as empresas e pessoas físicas, quando seu movimento ultrapassar a limites estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal.


É bom lembrar que a contabilidade não deve ser feita unicamente para atender a exigência do fisco e sim, para que ela sirva de instrumento seguro e confiável para o administrador tomar decisões.


A contabilidade tem a incumbência deregistrar todas as operações da empresa, as quais, em certo momento, devem ser tabuladas e quantificadas monetariamente, para que em seguida, sejam elaborados os respectivos relatórios contábeis que são entregues aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, por meio dos relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos , as causas que levaramàqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Portando, a contabilidade é um instrumento retrospectivo para a tomada de decisões futuras.


Segundo o IBRACON, a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidadeobjeto de contabilização.


2. Objeto, Objetivo e Finalidade da Contabilidade

A contabilidade tem como objeto o Patrimônio das Entidades econômico-administrativas, seu objetivo é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio dessas entidades com a finalidade de propiciar a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.

3. A aplicaçãoda Contabilidade

A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia). Assim, no estudo da Contabilidade podemos enfocar, dentre outros, os seguintes ramos:


✓ Contabilidade Comercial e de Serviços;
✓ Contabilidade Industrial;
✓ Contabilidade Bancária;
✓ ContabilidadeHospitalar;
✓ Contabilidade Pública;
✓ Contabilidade Agropecuária;
✓ Contabilidade Securitária;
✓ Contabilidade de Transporte (rodoviário, marítimo, aéreo);
✓ Contabilidade das Pessoas Físicas -Atividade Rural ( Movimento > R$.54.000,00 anual;
✓ Contabilidade de Autônomos ( Livro Caixa.

4. Os Usuários da Contabilidade

Compreendem todas as pessoas físicas ejurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos, etc.

5. Para quem é mantida a Contabilidade

A Contabilidade pode ser feita para uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando,todo o ser capaz de direitos e obrigações.
Pessoa Física ( é a pessoa natural, é todo o ser humano, é todo indivíduo. A existência da pessoa física termina com a morte.
Pessoa Jurídica ( é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. São as chamadas Entidades Econômico-administrativas, que...
tracking img