Pesquisa simples - escola de bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bauhaus nada mais foi que a escola de artes da Alemanha que deixou sua marca na arte moderna tal como arquitetura, artesanato e produção industrial, combinando a arte e a funcionalidade acreditandoque o que se produzia em longa escala também poderia ser bem desenhado.
Segundo DIAS (2009), em função ao avanço dos meios da produção industrial no século XIX, surgiu a idéia fundamental de quena Bauhaus, a arte e a técnica deveriam tornar-se uma nova e moderna unidade. A técnica não necessita da arte, mas a arte necessita muito da técnica, era a frase-emblema. Se fossem unidas, haveriauma noção de princípio social: consolidar a arte no povo.
A mesma autora afirma que a Bauhaus ligava-se ao pensamento do movimento da reforma da vida na virada do século XIX para o XX, que seseparava especialmente da cultura da habitação. O bolor do século XIX com seus móveis pesados em quartos escuros seria substituído por uma nova forma de morar. Em ambientes claros, as pessoas modernas doséculoXX desenvolveriam novas formas de vida .
Walter Gropius, fundador da Escola de Bauhaus afirmava em 1919 que “o objetivo final de todas as artes visuais é a construção total. Concebamos e criemosjuntos os novos edifícios do futuro, que abraçaram a arquitetura, escultura e pintura numa só unidade”.
BASSO, STAUDT (2010), explicam que a unificação da Academia de Belas Artes e da Escola deArtes e Ofícios, ambas da cidade de Weimar, surgiu a Bauhaus. A escola foi fundada em 1919, por Walter Gropius, denominada Staatliches Bauhaus in Weimar.
Essa fase inicial se caracterizava pelaprodução do trabalho individualizado e distante de qualquer proposta de estandardização. Gropius foi um dos fundadores da Werkbund, que defendia a união de arte e técnica e a ideia de arte para todos,além de ignorar as exigências da realidade industrial. Defendia um processo educativo dirigido não só a fabricantes, mas também ao público, em geral, em que o design era voltado totalmente para a...
tracking img