Bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bauhaus: Simplicidade Na Multiplicidade
Natália SAUER
Camila CARDOSO
Camila ROSA
Marcelle Saraçol VIEIRA
Mellissa de Lima e SILVA

RESUMO

O objetivo do designer é propor inovações que atendam os desejos e os anseios da sociedade, provocando impacto, podendo ser aceitas ou não. A partir de um projeto de pesquisa, que pode ser baseado em manifestações sociais e culturais, as propostassão criadas e, com a inserção do designer e da sociedade dentro em um mesmo contexto, a aceitação e identificação ocorrem de maneira espontânea e muitas vezes inconsciente.

PALAVRAS-CHAVE: design; inovação; Bauhaus; moda; criação.

INTRODUÇÃO

Este projeto interdisciplinar foi desenvolvido a partir de uma pesquisa, criação e desenvolvimento de uma peça voltada ao público feminino. O temaproposto: “Culturalização da moda – a utilização de costumes de diferentes países para se formar um produto de moda”, fez com que os integrantes da equipe pesquisassem sobre diversas culturas e épocas, sua influência no design – e não somente na moda – e optasse por um país que abrigou a escola de design com maior destaque no século XX. A Alemanha, especificadamente a cidade de Weimar, capital do paísem 1919, foi berço da Bauhaus, escola que tinha como objetivo capacitar os alunos a criar produtos artísticos e comerciais ao mesmo tempo. Simultaneamente, a década de 1920 é marcada pela figura feminina independente, que ocupou o lugar do marido enquanto ele estava na guerra, revolucionou a silhueta, e quebrou paradigmas. A combinação da Bauhaus com a mulher da década de 1920, unido àstecnologias atuais compõem este estudo. Diante deste contexto foram desenvolvidas todas as etapas de criação, até a confecção de uma peça, feita pelas integrantes do grupo.

BAUHAUS

Contexto Histórico e Características

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha saiu derrotada pelos países aliados – França, Rússia, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos, entre outros – e, em junho de 1919,foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes. Em 1918 aconteceu a Revolução Alemã, e em conseqüência uma república foi proclamada, sucedendo o império alemão. A República de Weimar tinha como modelo político o Parlamento Democrático, e assumiu um país humilhado e derrotado na guerra. Estes pensamentos fizeram com que, posteriormente, em 1933, Adolf Hitler implantasse o nazismo no país.
Inseridaentre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, e antecipando uma visão globalizada, à frente de seu tempo, a Bauhaus é uma famosa escola alemã que buscava a democratização da obra de arte por meio da sua integração com a produção industrial, modernizando o ensino artístico. O corpo docente da escola eram pintores que estavam em destaque em movimentos artísticos da vanguarda européia, como Paul Klee e WassilyKandinsky. (BARROS, 2006)
A escola foi fundada em 1919 por Walter Gropius, e foi chamada, inicialmente, de Staatliches Bauhaus Weimar. Surgiu da fusão da Academia de Belas Artes Aplicadas de Weimar com uma escola de artes ofícios dirigida pelo pintor e designer belga Henry van de Velde. Sua existência se deu durante a República de Weimar, sendo fechada em 1933 pelos nazistas. A história da Bauhauspode ser dividida em três partes: a fundação (1919 – 1923); a consolidação (1923 – 1928); e a desintegração (1928 – 1933). Chamada hoje somente de Bauhaus, intitulada assim pelo fundador, o termo combina o verbo alemão bauen, que significa construir, com o substantivo Haus, que significa casa. Para CARMEL-ARTHUR (2001, p.11) “Embora não tenha tradução exata, a palavra Bauhaus (casa paraconstruir) reflete o idealismo da visão do seu fundador”. Já WOLFE (1990, p.12) disse que a Bauhaus “era mais que uma escola; era uma comuna, um movimento espiritual, uma abordagem radical da arte sob todas as formas...”

Fig. 1: Primeiro selo utilizado pela Bauhaus, de 1919-1922, produzido com formas básicas da geometria
Fonte: DROSTE (2002, p.22)

Os alunos da escola eram considerados artífices...
tracking img