Bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Bauhaus
O início


A Alemanha havia sido esmagada na 1a. Guerra e humilhada em Versalhes. A economia estava em colapso. Multidões de desempregados vagavam pelas ruas aguardando a explosão de uma revolução ao estilo da soviética. Em novembro de 1918 o Kaiser Guilherme II foi deposto e assume o poder uma coalizão de sociais-democratas e liberais, conhecida como República deWeimar.
Em reação ao cenário catastrófico e ao clima depressivo, surge um novo homem, uma criatura sensível, dotada de extrema criatividade intelectual e artística,capaz de inventar o presente e o futuro de um século marcado pela modernidade. A esta visão , o arquiteto Walter Gropius (1883-1969) ) deu-lhe em 1919 um nome que se tornaria todo um programa, e o principal fenômeno de arquitetura edesign do sec. XX: BAUHAUS


A escola Bauhaus


Bauhaus é a inversão do termo HAUSBAU (construção da casa) para BAUHAUS (casa da construção). Por seu neologismo, Gropius fazia referência à Bauhütte, loja ou centro das corporações de construtores de catedrais na Idade Média. A Idade Média viu na catedral um templo de união entre vida e arte. A própria escola fundada por Gropiusidentificava-se com uma casa em forma de catedral ou farol, destinada, como as igrejas da Idade Média , a divulgar as boas novas. Uma entalhe em madeira intitulado "Catedral", de Lyonel Feininger (1871/1956) ilustra em 1919 o manisfesto de criação da Bauhaus. Ancorada nas idéias da Escola de Arts and Crafts (Artes e Ofícios) ,de Henry van de Velde, aberta em 1906 em Weimar , inspirada no movimento demesmo nome surgido na Inglaterra no apogeu do Período Vitoriano, do Deutscher Werkbund , (grupo de artistas arquitetos e artesão cujo objetivo era aperfeiçoar o design dos produtos industrializados), bem como em outras correntes reformadoras, a Bauhaus atinge uma notoriedade que ultrapassa as fronteiras da Alemanha. "Arte e técnica, uma nova unidade",é a fórmula que resumia o programa de uma vastaexposição em 1923,"Staatliches Bauhaus" e contribui rapidamente a divulgar a Bauhaus.
A Bauhaus foi dividida em dois setores: a Academia de Arte Pictórica e a Academia de Artes e Ofícios.
O principal objetivo era o de acomodar as multidões em pouco espaço, promovendo moradia para os sobreviventes. Em 1932, nenhum outro país construiu mais habitações populares e sua maior parte erguida como dinheiro de impostos.


Os princípios


Gropius e os seguidores da Escola Bauhaus desejavam alterar a face da sociedade, através de uma arquitetura que apelasse ao espírito e à inteligência e exaltasse a modernidade, despojada dos excessos da época Imperial,. Esta arquitetura era baseada em 3 princípios:
1. direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores
2.rejeição de todos os objetos e adereços burguesas e
3. retorno aos princípios clássicos da arquitetura ocidental. Cada estudante era treinado por 2 professores, um artista e um artesão. Como a grande maioria dos arquitetos aderiu aos princípios da Bauhaus, o resultado foi uma forma clássica de moradia social racional, com paredes brancas ( a cor era consirerada burguesa) e mobílias funcionais emaço, tecido com fibras, desenhos e texturas inovadores. Externamente, as construções eram brancas, cinzas, beges ou pretas, verdadeiras teorias construídas em forma de concreto, aço madeira, estuque, pedra e vidro, com seu telhado plano e fachada pura e a predominância da linha horizontal, excluindo-se as cornijas.
Assim como a arquitetura, os objetos da vida cotidiana deveriam possuir umaqualidade material e atingir a harmonia da forma e da função sem detalhes decorativos supérfluos, inaugurando assim a era funcionalista.
Durante um curto período de 14 anos, a Bauhaus e a jovem República Alemã compartilham desse desejo de renovação. Enquanto que a primeira, na ebulição de seus ateliers propunha uma nova cultura ao homem e seu ambiente, a segunda, através de seus políticos se...
tracking img