BAHAUS E SUA ARQUITETURA

Páginas: 24 (5901 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Bauhaus e sua arquitetura



I – HISTÓRICO
 
Na primeira metade do século XX, a arquitetura se livrava da preocupação com o estilo ou o ornamento, fosse ele antigo ou moderno e rejeitava a decoração, para louvar a finalidade prática.
Ao eliminarem todos os ornamentos, os arquitetos modernos romperam com uma tradição. Nenhum projeto moderno apresentava: molduras, volutas, pilastras; asobras eram de aparencia despojada, de contornos claros e formas simples.
A escola Bauhaus, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius e fechada pela intolerância nazista, foi um marco da propaganda pró e contra a arquitetura moderna.
A Bauhaus foi criada com o intuito de provar que a arte e a engenharia não deveriam ser estranhas uma à outra conforme ocorria no século XIX, mas que podiam e deviamfuncionar juntas.
A Bauhaus foi fundada em 1919, na cidade de Weimar, na Alemanha.
A idéia básica da escola era a cooperação entre o comerciante e o técnico por um lado, e o artista por outro; todos os artesãos trabalhando no mesmo espírito, na unidade de uma idéia comum.
A escola pregava o funcionalismo: os projetos deveriam corresponder à sua finalidade e função, e ainda que de bom gosto,não comportavam enfeites supérfluos.
Os estudantes participavam no projeto de edifícios e acessórios. Eram incentivados a experimentar, a ousar, porém sempre procurando atender a finalidade do projeto.
Na escola, além da arquitetura, a arte da criação acontecia em todas as áreas. No design de móveis a cadeira de aço tubular foi um exemplo da arte moderna ali criada, entre outros equipamentosmodernos.
Em 1933, o diretor Ludwig Mies Van Der Rohe, dissolveu a Escola de Berlim, sob pressão dos nacional-socialistas, que haviam   tomado o poder na Alemanha. As idéias vanguardistas da escola, no entanto, não foram eliminadas, ao contrário, se fizeram conhecidas  no exterior: EUA, Inglaterra, União Soviética, para onde muitos de seus professores partiram.
II – BAUHAUS DE WEIMAR        1919 –1925
 
A Bauhaus nasceu da união de duas escolas: a Escola de Artes e Ofícios e a Escola Superior de Belas Artes, sendo o arquiteto alemão Walter Gropius nomeado seu diretor.
Gropius estabeleceu o programa e os objetivos da nova escola num “Manifesto da Bauhaus”, publicado em toda a Alemanha, pelo qual: artistas e artesãos deveriam em conjunto criar a “estrutura do futuro”; tudo: arquitetura,escultura e pintura, numa única forma. Pelo Manifesto da Bauhaus: “o objetivo final de toda atividade criativa é aestrutura. A estrutura erguida em conjunto, com a contribuição de todos, através do artesanato.
Muitos seguiram essas “idéias modernas” principalmente os arquitetos, e entre eles, Otto Bartning que publicou o “Plano de Ensino para a Arquitetura e as Belas Artes com base no Artesanato”,declarando o artesanato como fundamento da educação artística.
Mais do que a simples fusão de uma academia com uma escola de artes e ofícios, a Bauhaus significava a união do povo com o artista, e a nova filosofia de estrutura, as três artes: a escultura, a pintura e a arquitetura.
Na Bauhaus conseguiu-se reunir um grupo de artistas vanguardistas que responsáveis pelo ensino na escola eramtratados por “mestres”, mestre da forma, mestre artesão; e os estudantes eram chamados aprendizes, e poderiam progredir para a categoria de oficiais e finalmente de mestre jovem. Toda a atividade da escola era decidida pelo “Conselho de Mestres”.
O pedagogo de arte e pintor Johannes Itten desenvolveu o curso preliminar obrigatóriovorkurs, ponto básico do programa Bauhaus.

1 – CURSO DE ARQUITETURA EPLANEJAMENTO URBANÍSTICO
Nos primeiros anos de funcionamento da Bauhaus, apesar dos esforços de Gropius em criar e fazer funcionar um departamento de arquitetura, os cursos iniciados não foram adiante.
Em 1920, a Bauhaus adquiriu um terreno onde Gropius planejava uma urbanização. Foram feitos projetos de urbanização, esboços e modelos das casas de madeira, porém apenas uma casa modelo foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Máquina de Morar 5 pontos da Arquitetura e Bahaus
  • Bahaus
  • Bahaus
  • BAHAUS
  • Bahaus
  • escola de bahaus
  • Bahaus e Arquiteura moderna
  • arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!