Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho



Pesquisa Operacional























Introdução a Management Sciences

É denominado Management Sciences (MS) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Pode ser considerada uma subárea da pesquisa operacional pois, trata de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios.

AMS-PO pode ser utilizada para ajudar no processo de decisão entre diversos tipos de problemas como: de otimização de recursos, de localização, roteirização, carteira de investimento, alocação de pessoas, previsão e planejamento, alocação de verbas de mídia.

A definição de MS nos leva a três objetivos inter-relacionados:

1) Converter dados em informação significativas: transforma dados brutosem dados de forma organizada, pois os dados brutos não significam isoladamente nada que possa ser utilizado no processo de tomada de decisão gerencial. Os sistemas de informações gerenciais (SIG), são responsáveis pela transformação desses dados em informação gerencial que podem ser utilizados no processo de tomada de decisão, são sistemas que geram informações consolidadas referentes a um períodoe comparam com o período anterior ou com o mesmo período do ano anterior. Essas informações geradas pelos SIG são analisadas por meio dos sistemas de apoio à decisão, que levarão o decisor a uma alteração no nível de utilidade do produto. Essas decisões têm sido acumuladas em bases de conhecimento por meio de sistemas especialistas. Essas bases armazenam as decisões tomadas para que elas possamorientar decisões futuras funcionando como uma memória empresarial.

2) Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes: ela da suporte às decisões para que sejam independentes do decisor e assegura que o processo de tomada de decisão seja claro e transparente.

3) Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não técnicos: facilita por meio desistemas de fácil utilização, os processos de tomada de decisão operacional, gerencial e estratégico. Com a facilidade dos microcomputadores, cada vez mais rápidos, um grande número de sistemas de apoio à decisão tem sido implementado pelos próprios tomadores de decisão, sem o auxilio de nenhum especialista da área de informática.

O processo de Modelagem
Quando os gerentes se vêem diante de umasituação na qual uma decisão deve ser tomada entre uma série de alternativas conflitantes e concorrentes, duas opções básicas se apresentam; usar apenas a intuição gerencial e realizar um processo de modelagem da situação e exaustivas simulações dos mais diversos cenários de maneira a estudar mais profundamente o problema. Até pouco tempo, a primeira opção se constituía na única alternativa viável,pois não existiam nem dados, nem informações sobre problemas, nem poder computacional para resolvê-los. Um número cada vez maior de empresas e tomadores de decisão passou a optar pela segunda alternativa, pela elaboração de modelos para auxiliar esse processo.
Assim devendo ser resaltado dois fatos:

1) A quantidade de informações disponíveis cresceu nos últimos anos com a entrada dainternet e a quantidade de dados é tão grande que se torna impossível montar modelos com todas as informações. Devendo assim, separar as informações relevantes das irrelevantes, modelando a situação para poder analisa-la.

2) Muitos gerentes deixaram de utilizar sua intuição completamente, o que é bastante prejudicial no processo de tomada de decisão, pois uma base de conhecimento pode estar sendodesperdiçada.

Sendo recomendado então, o uso das duas opções juntamente, para melhorar o processo de tomada de decisão.

A tomada de decisão
Tomada de decisão é o processo de identificação de um problema ou de uma oportunidade e a seleção de uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do desejado e a oportunidade ocorre quando as...
tracking img