Pesquisa mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA MERCADOLÓGICA


INTRODUÇÃO À PESQUISA DE MARKETING


DEFINIÇÃO DE PESQUISA DE MARKETING



1. PESQUISA DE MARKETING:

“É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações para melhorar a tomada de decisões relacionada com a identificação e solução de problemas e oportunidade em marketing.” (MALHOTRA, 2006 p.36).

A pesquisa de marketing serve para identificação do problema e solução do problema.


2. ESCLARECIMENTOS SOBRE A DEFINIÇÃO:

a) A pesquisa de marketing é sistemática. Assim torna-se necessário um planejamento sistemático em todos os estágios do processo da pesquisa. Os demais procedimentos em cada estágio são metodologicamente estruturados, bem documentados e planejados comantecedência. A pesquisa de marketing usa o método científico porque os dados são colhidos e analisados para testar noções ou hipóteses prévias.


b) A pesquisa de marketing fornece informações precisas que refletem a situações verdadeiras. Ela é objetiva e deve ser executada de forma imparcial. Embora seja sempre influenciada pela filosofia de trabalho do pesquisador, deve ser isenta dasinclinações pessoais ou políticas do pesquisador ou da gerência. Pesquisas motivadas por ganhos pessoais ou políticos constituem uma quebra de padrões profissionais. Essas pesquisas são viesadas para que resultem em constatações predeterminadas. O lema de todo pesquisador deve ser: “Encontre e descreva tal como é”.

c) A pesquisa de marketing inclui a identificação, coleta, análise, disseminação e o usode informações. Cada fase desse processo é importante. Identificamos ou definimos o problema ou oportunidade de pesquisa de marketing e, a seguir, determinamos as informações necessárias para investigá-lo. Como toda oportunidade de marketing se traduz em um problema de pesquisa a ser investigado, os termos “problema” e “oportunidade” são aqui usados de forma intercambiável. A seguir,identificam-se as fontes relevantes de informações e se avaliam os métodos de coleta de dados de sofisticação e complexidade variadas em função da sua unidade. Os dados são coletados pelo método mais adequado; são analisados e interpretados para proporcionar as devidas inferências. Finalmente, as constatações, implicações e recomendações são fornecidas de forma a permitir a utilização das informações para astomadas de decisões de marketing e ações diretas.



3. CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISAS DE MARKETING


Nossa definição diz que as organizações realizam pesquisas de marketing por duas razões:


1ª. Para identificar problemas - 2ª. Para resolver problemas de marketing.


Uma pesquisa para identificação de problemas ajuda a identificar problemas que talvez não apareçam nasuperfície, mas que existem ou provavelmente irão existir no futuro.


Exemplos de pesquisa para identificação de problemas:


• Pesquisa de potencial de mercado.
• Pesquisa de participação de mercado.
• Pesquisa de imagem.
• Pesquisa de características de mercado.
• Pesquisa de análise de vendas.
• Pesquisa de previsão.
• Pesquisa de tendências de negócios.Identificado um problema ou oportunidade, realiza-se uma pesquisa para solução de problema a fim de chegar a uma solução. Os resultados obtidos servem para tomar decisões que irão resolver problemas específicos de marketing.
As pesquisas para identificação de problemas e para sua solução caminham lado a lado, um projeto de pesquisa pode combinar ambos os tipos de pesquisas.Exemplos de pesquisa para a solução de problemas:


• Pesquisa de segmentação.
• Pesquisa de produto.
• Pesquisa de preço.
• Pesquisa de promoção.
• Pesquisa de distribuição.


Pesquisa para a solução de problemas:


• Pesquisa de segmentação:


_ Determinar base de segmentação
_ Estabelecer potencial e sensibilidade do mercado para vários...
tracking img