Pesquisa escolar e internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA ESCOLAR E INTERNET

Coordenação de Multimeios Coordenação de Educação a Distância

1. INTRODUÇÃO
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um corpo no outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquisa para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e meeduco. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE, 1996:32)

Na escola a pesquisa é uma prática comum para professores e alunos. Tal ação, apesar de corriqueira no campo educacional, ainda suscita muitos questionamentos, principalmente no que se refere aos caminhos de seu desenvolvimento. É possível perceber diferentes concepções e práticas naorientação e desenvolvimento da pesquisa na escola. Autores como (Demo, 2000; Bagno, 1998; Freire,1996 e Gil, 1999) discutem prática da pesquisa e defendem a importância desta ação pelos sujeitos no espaço escolar. Nesta perspectiva, o texto busca iniciar uma reflexão sobre a necessidade de se fazer pesquisa na escola e a importância da presença do professor enquanto mediador deste processo. Para isso,apresentam-se dois espaços que podem potencializar o desenvolvimento da pesquisa escolar, são eles: a biblioteca e a internet. O texto ainda aborda as seguintes temáticas: a importância da pesquisa no espaço escolar, a pratica da pesquisa escolar e a compreensão do professor sobre esta ação. 2 - O QUE É PESQUISA ESCOLAR? Antes de destacarmos as definições de alguns autores, é pertinente situar oque é pesquisa. A etimologia do vocábulo pesquisa é oriunda do espanhol, que por sua vez, herdou-a do latim perquiro, que significa: procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se, inquirir, perguntar; indagar bem; aprofundar na busca. O particípio passado desse verbo latino era perquisitum e por alguma lei da fonética histórica, o primeiro R se transformou em S na passagem dolatim para o espanhol, resultando no verbo pesquisar que conhecemos hoje. BAGNO (1998:17) Como podemos definir a pesquisa escolar? Como ela surgiu no contexto da escola?

2.1 - Definições sobre a pesquisa escolar Muitas são as perspectivas apresentadas quanto a pesquisa escolar. Algumas tratam da pesquisa como resposta a uma necessidade pessoal ou da comunidade onde se vive, outros a concebemcomo ponto de partida, aprofundamento ou avaliação da aprendizagem, outros ainda partem do principio que para se configurar pesquisa deve partir do modelo científico de sua estruturação. Apresentamos, a seguir, algumas definições de pesquisa presentes no campo educacional. Rocha (1996), certifica que a pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender. Não é, simplesmente, um trabalhoque você faz para entregar ao professor. [...] É um jogo de perguntar e responder. A pesquisa é como um jogo no qual formulamos perguntas e nós mesmos temos que dar as respostas. A indagação e o questionamento como base da pesquisa está também presente na fala de Demo (1996) que afirma que a pesquisa como atividade cotidiana deve partir de um “questionamento sistemático crítico e criativo” e queintervenha de forma competente “na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”. [...] Sendo assim, é possível afirmar que o trabalho realizado com o aluno pesquisador deve originar-se do questionamento, [...] a fim de concluir uma análise que se envolva além da superfície habitual, cabendo assim uma elaboração própria, individual e ou coletiva. Demo(1996) ainda, argumenta que o nível educacional se alcança quando “o aluno se torna capaz de propor, de questionar”. Para despertar esse espírito na criança, ele sugere muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno. Sendo assim, podemos concluir que durante o processo da pesquisa torna-se indispensável a orientação e o acompanhamento atento do professor. Para (Barato, 2010) a...
tracking img