Acessibilidade no turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho trata-se da difícil relação entre acessibilidade e o turismo ainda existente nas principais capitais do Brasil, e o descaso das autoridades com os portadores de deficiência.Também se considera o fato de algumas cidades como Porto Alegre não se encontrarem em condições de receber turistas para um evento como a copa do mundo.
Conforme, o artigo publicado por Ricardo Shimosakai(07/2012) autor do livro digital Acessibilidade e inclusão no turismo, a ideia é servir como uma referência de informações no lazer e turismo para pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo maior é oturismo para todos.
Ricardo deixa claro, que centros de informações turísticas não informam sobre acessibilidade nos locais turísticos e que pessoas com deficiências geralmente viajam acompanhadas,e se o local não possui acessibilidade, provavelmente esta deixando de receber pessoas com deficiência mas também seus acompanhantes. Sem contar que a acessibilidade é um item procurado pela terceiraidade, segmento que tem ganhado força no turismo nos últimos anos.
Além disso, o uso de rampas, elevadores, barras e outros itens podem ser usados por qualquer pessoa como áudio-guias em museusservem como orientação mais detalhada podendo o mesmo aparelho conter áudio-descrição para cegos criando um serviço que agrada a todos e pratica a inclusão. Nesse sentido valoriza a imagem doestabelecimento perante a sociedade, pois empresas que se preocupam com o lado social são mais valorizadas pelo consumidor.
Segundo Mayra Pereira, o turista que tem dificuldades de locomoção nem sempre conseguese hospedar em hotéis, frequentar praias, restaurantes, museus e outros estabelecimentos turísticos devido à falta de acesso adequado. Como exemplo de estudos atuais voltados para o turismo eacessibilidade Mayra cita o artigo de Kamio e Sassi (2010) que diz que o segmento de pessoas portadoras de deficiência física é um novo nicho que começa a ser desvelado por profissionais do turismo mas...
tracking img