Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE MERCADO: UMA ANÁLISE DA CADEIA
PRODUTIVA DO PESCADO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo descrever a cadeia produtiva do setor pesqueiro utilizando-se da pesquisa de mercado como instrumento de gestão, a partir de dados estatísticos, que tem o papel de identificar o perfil dos consumidores de pescado, dentro do mercado belenense no qual estão inseridos.Esta pesquisa tem como objetivo específico demonstrar a cadeia produtiva do pescado e suas características visando compreendê-la e sugerir melhorias no processo, assim beneficiando os agentes que a compõem. Como também observar, através da análise estatística dos dados, as variações sofridas pelos preços nos intervalos pesquisados, como também as características do consumidor.
Estetrabalho justifica-se pela importância da pesquisa de mercado na compreensão das variações que ocorrem no mercado consumidor, onde a mesma atua como importante ferramenta na tomada de decisão.
A metodologia utilizada para a análise de mercado baseou-se em uma pesquisa em dados primários e secundários. O estudo se desenvolveu em quatro estabelecimentos comerciais em Belém, os quais sejam: LíderDoca, Yamada Plaza, Formosa Duque e Nazaré São Francisco.
A pesquisa de mercado foi composta de dois aspectos: um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo através de questionários aplicados nos supermercados no período de 13 a 27 de setembro de 2010, detalhou o perfil do consumidor do pescado quanto ao nível de fidelidade, frequência de visita, renda segundo a forma de pagamento erenda segundo o supermercado. O aspecto quantitativo procurou diferenciar os ambientes de pesquisa quanto ao preço do pescado, demonstrando a influencia da variação de preços no consumidor. Enquanto a pesquisa sobre a cadeia produtiva utilizou-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no Mercado do Ver-O-Peso, para desta forma melhor compreendê-la e analisá-la.
O trabalho apresenta aseguinte estrutura: representação do setor pesqueiro; a dinâmica da cadeia produtiva do pescado; em seguida a análise qualitativa e quantitativa e finalmente algumas conclusões encontradas verificando-se os dados coletados.

2. REPRESENTAÇÃO DO SETOR PESQUEIRO

Atualmente, o Brasil é o 25° produtor mundial de pescado. Os países de maior destaque neste mercado são China, Japão, Peru, EstadosUnidos e Chile os quais, em conjunto, representam 44,15% da produção mundial de pescado. O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, divulgou em setembro de 2010 os resultados do estudo que revela um aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos seteanos.

A pesquisa mostrou ainda que 96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno e consumida pelos brasileiros e apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais importaram pescado brasileiro foram Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido. A queda nas exportações se deveu em grande parte à retração do mercado internacional,justificada pela crise financeira mundial, que teve fortes consequências em países como Estados Unidos e o Bloco Comum Europeu.

O Estado do Pará, isoladamente, é responsável por 63% da produção da Região Norte e 15,5% da produção nacional BARBOSA (2006). A produção de pescado do Estado é derivada de três segmentos de atividade: O segmento de pesca industrial detém 21,4% da produção estadual ese resume à captura e processamento de uma pauta bem reduzida, concentrando-se, fundamentalmente em três espécies: o camarão-rosa, a lagosta e a piramutaba. O foco central desse segmento é o comércio exterior.

Com relação à distribuição da produção por municípios, os dados do Projeto ESTATPESCA[1] mostram que Belém ocupa o primeiro lugar em termos de produção desembarcada, representando...
tracking img