Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A pesquisa de mercado é essencial para se testar a aceitação de um novo produto, saber qual será o público alvo mais adequado e definir de que maneira ele será direcionado. Para confirmar a viabilidade da criação do novo produto, uma pesquisa quantitativa deve ser feita para testar o conceito e o produto em questão.
A proposta para a realização do trabalho é a criação de um novoesmalte pela marca Risqué, o qual não se fixa na pele ao redor das unhas. Esse tema foi escolhido diante de uma dificuldade que as mulheres enfrentam quando pintam as próprias unhas, que é o de não obter um resultado satisfatório. A escolha do tema é sustentada pelo posicionamento da mulher atual, moderna e antenada, juntamente do modo como se preocupa com a estética e beleza.
Com esse novo produto, apesquisa de mercado foi essencial para conhecer de uma maneira mais aprofundada o segmento de esmaltes e foi por meio desses conhecimentos que o trabalho foi realizado.

1. Objetivo Geral e Específico da Pesquisa

Atualmente, muitas mulheres optam por pagar profissionais para cuidar de sua aparência, recorrendo a métodos estéticos em salões ou clínicas por questão de conforto, comodidade etambém pelo tempo. Apesar disso, há um grande número de mulheres que gostam ou querem cuidar de si próprias. Com esse intuito, a criação do esmalte seria a saída ideal para que as mulheres conseguissem fazer suas próprias unhas sem dificuldade.
A pesquisa tem como objetivo geral saber se as mulheres que fazem parte do público alvo entendem o conceito e aprovam o lançamento do produto em questão. Oobjetivo específico é entender qual é o posicionamento do público em relação ao produto, se comprariam, se ele possui valor agregado, qual preço poderia ser cobrado e com que frequência essas mulheres fariam uso do mesmo, pois tais questões fazem parte da viabilidade do lançamento do produto.

2. Apresentação da Empresa

A Risqué, que pertence a Hypermarcas, é extremamente conhecida no Brasil,sendo líder de mercado na venda de esmaltes. A marca sempre aposta em usar estrelas do mundo fashion como símbolos de suas novas linhas de produtos, e foi a primeira a veicular campanhas de esmalte na Televisão Brasileira. A empresa, analisando o comportamento da mulher, concluiu que o esmalte é usado como um acessório de moda, e dessa forma, é necessário que se sigam tendências desse universo.
ARisqué possui uma extensa linha de esmaltes, tais como Linha Cores, Coleções, Edições Especiais, Linha Technology, Linha Tratamento, Linha Hipoalérgico, Linha Homem entre outros. Suas cores são exclusivas e conhecidas por ditarem tendência no mundo da moda.
Das cores mais neutras às mais ousadas, há sempre aquelas que se tornam sucesso de vendas durante a estação em que são comercializadas, mas hácertas cores de esmaltes que são eternos hits, como o esmalte Risqué Renda. Essa cor lidera a preferência das consumidoras e manicures. “Ele é o esmalte mais amado do Brasil” disse Mel Girão, diretora da unidade de Beleza e Higiene Pessoal da Hypermarcas.

3. Dados Secundários – Análise Mercadológica

Para criar um novo produto é preciso conhecer o mercado em que ele está inserido. Assim, osdados secundários mostram qual será o público mais adequado para utilizar o produto, quem são os concorrentes diretos e indiretos e de que forma eles afetam o negócio. Além disso, a partir deles é possível criar uma diferenciação em relação aos concorrentes.
Através da coleta destes dados descobriu-se que 56% das mulheres cuidam das unhas toda semana; desse total, 86% afirmam ter o hábito deutilizar esmaltes, o que faz com que o novo produto da Risqué seja viável. Elas estão mais preocupadas com beleza, e assim, os gastos com cuidados pessoais subiram 7,17% na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo dados Nielsen, entre janeiro e junho de 2010, a categoria de compra de esmaltes faturou R$ 213 milhões. Além disso, o maior número de produtos vendidos foi registrado na categoria...
tracking img