Fichamento - africanos vistos da europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Disciplina: História
Professora: Fernanda Araújo Coutinho Campos
Atividade: Fichamento
Nome: Natiele Lopes Costa
Turma: Hospedagem 1A Data: 19/08/2012
Referencia Bibliográfica:
PRIORE, Mary Del; VENANCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Resumo:
O textoexplica o ponto de vista dos europeus sobre o continente africano e seus habitantes. A partir do período do velho mundo o europeu começa a imaginar outros povos desconhecidos, desde então a curiosidade sobre os negros despertou o desejo de cronistas e exploradores a conhecer melhor o continente.
Deduziam que a África ou Etiópia era extremamente atacada pela radiação solar e então era inabitável,outros diziam que era constituída por seres monstruosos de rostos queimados. Além disso, crenças difundidas pelos cristãos pregavam que a cor negra remetia a escuridão, ao mal, nessas crenças a figura de satã pode possuir inúmeras formas, mas é sempre negra, até mesmo o pecador se torna negro, só sendo branco novamente depois de se confessar. A áfrica é vista como o continente dos que viviam no mal,assim começa a surgir o preconceito com o povo negro.
Haviam mais aspectos que representavam a áfrica para os autores medievais, o conto bíblico de Noé foi usado para explicar o surgimento das pessoas de pele escura. A lenda contava sobre uma maldição lançada aos descendentes de Canaã, neto de Noé, que migraram para o sul e se tornam negros, pois ficaram expostos ao sol. Essa lenda foi usada paraexplicar também o nome dado ao continente: ‘’Aethiops’’, era designada para nomear uma multidão de povos de pele escura, ausência de linguagem, nudez, e reações irracionais. Já a palavra África decorria de descendentes de Abraão e Cetura, chamados de ‘’afrir’’
Os estereótipos e as lendas que envolviam o povo de pele negra foram disseminados na Europa para justificar a escravidão. Passagensbíblicas relatam a pratica escravista, mas não se referindo especificamente aos africanos, entendiam que em algumas circunstâncias a escravidão era aceita no cristianismo.
Alguns acreditavam que seres monstruosos habitavam o continente e que o solo era abundante em metais preciosos como o ouro, alem das riquezas minerais. Os habitantes desse continente novo inspiravam um misto de medo e admiração. Mastodos os encantos que imaginavam existir na África caíram por terra. Uma expedição à Abissínia fez com que os europeus descobrissem que esse império maravilhoso e mágico não existia, os lusos se chocaram com a nudez e a poligamia.
Apesar de todos os estereótipos e preconceitos haviam representações positivas dos africanos, tais representações também foram inspiradas por fontes bíblicas. Havia umavertente cristã minoritária que condenava a escravidão alegando que a pratica levava o senhor a pecar. Diziam que um dos reis magos era negro provando que Deus havia perdoado os descendentes de Cã. Havia também uma crença que despertava a curiosidade dos europeus em relação aos africanos de forma positiva, era a lenda sobre Preste João, o mais poderoso soberano sobre a terra, sucessor de um dostrês reis magos, citado anteriormente, acreditava-se que havia um império localizado na Abissínia, com princípios clérigos e criaturas mágicas.
Através de vários documentos da época os historiadores concluem que o negro foi penalizado por ser diferente do modelo europeu, a escravidão seria um presente para salvar suas almas. O modo dos africanos se comportarem era taxado como selvagem e irracional.Critica ao texto e problematização:
Durante a minha leitura do texto, fiquei curiosa para saber sobre os seres mágicos que os europeus acreditavam existir na África. Apesar de todo o preconceito e estereótipos que foram pregados sobre o continente, o povo europeu ainda acreditava que a África era um território sem ladrões, com fontes mágicas e monstros. Acreditavam em formigas gigantes...
tracking img