Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADOLOGIA


SIM – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING



Determinação de critérios e gerenciamento de informações

O SIM - Sistema de Informações de Marketing é uma forma planejada e organizada de coletar e proporcionar informações à administração da empresa de maneira constante.

É constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos que reúnem, selecionam, avaliam e distribueminformações necessárias, atuais e precisas para que os profissionais de marketing possam tomar decisões.

O programa de marketing deve estar sempre se atualizando as mudanças provocadas pelo mercado de acordo com as informações coletadas pelo SIM, para evitar decisões erradas que possam comprometer o desempenho da empresa.

Podemos dizer, em outras palavras, que o papel do SIM é avaliar asnecessidades de informação dos administradores, desenvolvê-las e distribuí-las aos interessados na empresa, no momento certo.

O SIM concilia: As informações que o MKT gostaria de ter X o que ele realmente necessita X o que é possível oferecer. Considerando que obter, processar, armazenar e divulgar informação gera custo. E custo tem que ser comparado com os benefícios proporcionados. Informaçõesadicionais podem não trazer a contribuição desejada – melhorar a decisão – então seus custos não se justificam. Mas, a informação na medida certa justifica qualquer custo.


O SIM funciona como um ciclo que se inicia e se conclui com os administradores de marketing. Inicialmente, ocorre a interação com esses profissionais a fim de identificar as suas necessidades de informações. Posteriormente,coleta informações utilizando várias ferramentas internas e externas, desenvolvidas pelos subsistemas de informação que são: os registros internos da empresa, de atividade de inteligência de MKT e de pesquisa de marketing. São analisadas para saber se realmente estão dentro do escopo do que os administradores necessitam, e ao final, lhes são repassadas para que ajudem na tomada de decisões.Um exemplo do SIM é um relatório de produtividade que chega, diariamente, a um executivo, informando:

• As vendas de uma determinada filial em um determinado período.

• Neste documento poderá saber se as metas estão sendo atingidas pela equipe de vendas daquela filial.

• Caso o desempenho informado no relatório tenha sido aquém do esperado, o administradorde marketing pode, através do SIM descobrir o motivo do ocorrido e com isso potencializar as vendas daquela filial, resolvendo, assim, o problema lá estabelecido.





Nesse caso, o SIM pode fornecer informações relevantes, como:

■ o resultado de vendas naquela região nos últimos meses e no mesmo período do exercício anterior;
■ o nível de concorrência;■ as comissões de vendedores e gerentes praticadas;
■ a atual situação econômica do local;
■ o nível de serviço prestado aos consumidores;
■ a rotatividade de estoque;
■ o prazo;
■ a qualidade do reabastecimento de produtos;
■ a necessidade de informação do administrador, e■ a disponibilidade das informações no ambiente interno e no externo à organização.




Os Quatros Subsistemas do SIM


Registros Internos
Informações de registros internos das empresas são aquelas coletadas dentro da empresa para avaliar o desempenho de marketing e identificar seus problemas e oportunidades.

• Contabilidade – Informações sobre relatório financeiro, devendas, ciclo de pedidos, pedidos de compras, custos, fluxo de caixa, pagamentos.
• Produção – Prazo de produção, entrega, estoques.
• Força de Vendas – reações dos revendedores, atividades dos concorrentes.
• Marketing – Dados sobre demografia, psicografia e comportamento aquisitivos dos clientes.
• Atendimento/SAC – Grau de satisfação, problema nos níveis de serviços e produtos....
tracking img