Pesquisa de campo em um shopping-antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Aonde ir? Terça-feira á noite, em Itajaí! Essa foi a primeira pergunta questionada pelo grupo, para a realização da Pesquisa de Campo, sugerida, pela Prof. Enis. Considerando tempo, privações de horários, entre outros (carona, bebidas, jantar, etc..) o local escolhido unanimemente foi o "Itajaí Shopping Center" (centro comercial) motivo pela qual as pessoas conseguem fazer tudoaquilo que desejam em um mesmo local, inclusive se divertirem.
A ideia de encontrar estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, playground, parques de diversões, estacionamento, academia, salão de beleza, bancos 24 horas, no mesmo ambiente, leva diversos consumidores a passar seu tempo livre em shoppings centers.
Atualmente os shoppings tambémdesenvolvem atividades de lazer como feiras, exposições e outras atividades que atraem o visitante. Esse forte argumento nos motivou a, interagir, com as pessoas, com o ambiente, com a estrutura e com as culturas ali encontradas no dia 10-04-2012 dando início a nossa pesquisa de campo começando á 19h30horas ás 22h00horas, horário que se encerra o expediente do local.
Essa pesquisa relata episódios quepossivelmente ocorreram, por pessoas que trabalham dentro do Shopping Center, e o que nossos olhos ao primeiro instante chamou de “inusitado”.





Praça de Alimentação:




Em primeira instância, fomos imediatamente onde à maioria das pessoas se agrupavam, nitidamente: a praça de alimentação! Fisicamente é um lugar amplo,arquitetonicamente circular, acomodam-se cadeiras e mesas, de vários modelos, e tamanhos. Nesse espaço encontramos vários tipos de lanchonetes, ao total são oito quiosques: Bob´s, Metrópoles, Fast Food, Mr. Wilson, Mr. Batata, Nostra Pizza, Sinhá Nega, Subway, Tião Mineiro, todos são Fast Food/ Restaurante.
É por meio de uma fruição provisória no tempo/espaço de lazer que recuperamos parte do que é autêntico –porém “estranho” ao nosso paladar habitual, exemplo disso é a gastronomia árabe e chinesa – e nos situamos em outro tempo e outro espaço, através de uma viagem por diferentes paisagens, sabores, odores, artefatos decorativos regionais que envolvem todo esse ambiente; e música ao vivo.
Nesses ambientes as pessoas se comportam e escolhem seus cardápios de forma rápida, individualizada e de acordocom imagens que refletem comportamentos da moda, exemplo disso são os fast-food com brindes infantis e, ao contrário do que podemos pensar, não há relacionamento social.
Cada pessoa faz o seu prato, não há negociações para o compartilhamento de gostos, revelando somente certa divisão de espaços.
Uma curiosidade logo foi questionada pelo grupo, o motivo pelo qual guarda-sóis abertos compunham oambiente!


Mas o que verdadeiramente nos impactou foi perceber que com tantas opções de cardápios, variações gastronômicas, a maioria preferia os fast-food (comida rápida), especificamente, “BATATAS FRITAS E SHOPP em METRO”. Todo instante se ouvia um som que vinha de um painel eletrônico, chamando a próxima senha- e saia outra porção de batatas, essas vinham cobertas de queijo, cheiro verdese bacon, poucos tomavam refrigerantes, sucos, águas, ou até mesmo latas de cerveja; o que se via mesmo eram torres de chopes no centro das mesas, principalmente as que estavam sentados homens, alguns vestidos com uniformes de empresas.


Obs. imagens não originais.

Sentados, observando o contexto, depois de alguns minutos, o grupo se dividiu e fomos interagir com as pessoas que seencontravam dentro de Shopping, resolvemos ir atrás de fatos que pudessem compor nossa pesquisa, de um olhar diferente, que não era o nosso!
Começamos pela copeira, que estava próximo á nossa mesa, ela descreveu superficialmente alguns fatos que ali ocorridos durante seu expediente, - disse que já presenciou vários tombos, e já limpou alguns vômitos de bebês.
Em outras lojas, nos confessaram rumores...
tracking img