Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A reportagem A morte de uma doença, publicada em VEJA, é motivo de muita comemoração! A revista informa que o vírus da peste bovina, que há séculos devastava rebanhos, é o segundo que ahumanidade consegue eliminar. Aproveite a oportunidade para estudar com a moçada os vírus e as doenças causadas por eles. Contamine os alunos com essa ideia e bom trabalho!

Desenvolvimento

1ªaula - Estrutura dos vírus
Apresente aos estudantes a reportagem A morte de uma doença, publicada em VEJA. Peça que leiam o texto e anotem o que julgarem mais importante. Aproveite para investigaraquilo que a turma já sabe sobre vírus, as informações que ainda não estão claras, quais os problemas conceituais que existem e as questões que mais chamam a atenção.

Proponha que os alunosescrevam no quadro as palavras-chave do texto. Em seguida, peça que tentem ligá-las, formando um mapa conceitual. Explique que esses mapas não buscam apenas classificar conceitos, mas sim relacioná-los ehierarquizá-los.

Ajude a moçada na construção do mapa. Aproveite o exemplo abaixo para direcionar o trabalho da turma. Fique atento à participação dos alunos nessa etapa do trabalho, ela seráimportante para a avaliação e para as etapas posteriores.

Exemplo de mapa conceitual construído com base nas informações contidas na reportagem de VEJA.


Mostre aos alunos que as possibilidades deampliar o mapa são muitas. Quanto mais completo, melhor.

Em seguida, explique à turma que os vírus são organismos acelulares - não têm estrutura celular - e parasitas intercelulares obrigatórios.Eles só têm vida quando estão dentro de uma célula viva, seja de um animal, um vegetal, um fungo ou uma bactéria.

Conte aos alunos que os vírus aproveitam o maquinário da célula hospedeira para sereplicar. É o chamado ciclo lítico ou lisogênico: o vírus prende-se à célula hospedeira; injeta seu material genético; mobiliza enzimas da hospedeira para fabricar novas partes do vírus (a proteína...
tracking img