Pert/pcm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO II






FRANCISCO CHAGAS DA SILVA[1]









PERT/CPM – UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL




















Porto Velho – RO
2008

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIRNÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO II













PERT/CPM – UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL









Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, 6º período do curso de Administração sob a orientação do docente Dr. Carlos André Müller.Porto Velho – RO
2008














RESUMO


Este trabalho aborda a facilidade com que podemos utilizar a ferramenta PERT/CPM na elaboração e controle do processo produtivo através da identificação, estudo e melhora dos ciclos de atividades e eventos, tomados isoladamente e como um todo dentro de cada processo. O objetivo principal é proporcionar aoleitor uma visão amena e compreensiva do método, encorajando-o a experimentá-lo e aprofundar-se em suas técnicas, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou sequer torna-lo referência.



Palavras-chave: PERT/CPM, processos, administração.















1. INTRODUÇÃO

O estudo e controle do processo produtivo é preocupação antiga no meio administrativo e durante todo oséculo passado ganhou notório avanço, concebendo-se várias técnicas, métodos e ferramentas.
A técnica PERT/CPM constitui-se de poderosa ferramenta na elaboração e gerenciamento de projetos utilizando o conceito de redes, sobremaneira aqueles com foco em processos. Kukierman (2000) diz que nos anos 1990 foi considerada como uma das “Sete Novas Ferramentas para o Planejamento e Administração Visandoao Aprimoramento Contínuo da Qualidade e Produtividade”.
Um projeto é uma maneira organizada de agregar recursos e direcioná-los para um ou mais objetivos, podendo estar dividido em etapas distintas conectadas em rede. Quando maior o número de etapas mais complexo é o projeto e consequentemente seu controle. A ferramenta que abordamos neste trabalho permite que o analista tenha uma visão aomesmo tempo ampla e também simplificada de todo o processo, emprestando-lhe maior conforto e segurança, além da própria facilidade no gerenciamento desde a elaboração até acompanhamento.
É pretensão do autor apenas mostrar, através de exemplificação simples, a aplicabilidade da técnica PERT/CPM em processos também de pouca complexidade deixando a cargo do leitor o mister de aprofundar-se no assuntoe descobrir como adaptá-la às suas próprias necessidades. Eis, pois, o objetivo específico do trabalho.
A metodologia aplicada foi basicamente a revisão de literatura associada à simulação de projetos baseados em processos hipotéticos de fácil assimilação.

2. A ORIGEM

PERT/CPM, na realidade são dois modelos de planejamento em rede que surgiram no final dos anos de 1950. ProgamEvaluation and Review Technique (PERT) foi desenvolvido para a Marinha americana pela empresa Bozz-Allen and Hamilton e reduziu a duração de um projeto do progama Polaris de cinco para três anos. Na mesma época as empresas Dupont e Univac desenvolviam o sistema CPM (Critical Path Method). A grande semelhança e a irrelevante diferença entre ambos determinaram a integração dos dois sistemas que hojesão conhecidos como PERT/CPM, apenas.

3. A DEFINIÇÃO

Segundo Chiavenato (2004. p. 449) PERT e CPM são diagramas de flechas que estabelecem uma relação direta entre os fatores tempo e custo permitindo a otimização econômica de um projeto através do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis dentro de certo período. Na opinião de Tubino(2007) uma rede PERT/CPM é formada por um conjunto...
tracking img