Neodarwinismo- deriva genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Deriva gênica ou Deriva genética, ou deriva alélica:
O que é:
É a variação do fundo genético das populações como consequência do acaso ou uma drástica alteração casual de ordem natural, atingindo a concentração genotípica de uma ou várias espécies, não preliminarmente envolvendo fatores de seleção natural, mas ocasionada por eventos repentinos.
Onde e muito frequente:
É frequente empopulações muito pequenas porem Todas as populações sofre deriva genética; contudo, quanto menor for a população, mais rápido e drástico é o efeito da deriva genética. Este efeito pode ser um problema para as espécies que se encontram em extinção, por possuírem populações pequenas.
Como ocorre essa deriva gênica:
É, por exemplo, o que pode acontecer a uma pequena população que se separa de umamaior, que pode ser, ou não, geneticamente representativa da população de onde derivou. Um pequeno número deindivíduos, chamados fundadores, ao deslocarem-se para outro habitat pode transportar apenas uma parte do fundo genético da população inicial. Os alelos que não são transportados perdem-se, sendo, até certo ponto, os fundadores da população inicial. Assim, certos genes podem serfixados ou eliminados de uma população por simples acaso, e não por seleção natural.
Essa deriva gênica e ocorrida através de fenômenos é caracterizada pela ocorrência de catástrofes ecológicas, por exemplo: terremotos, tsunamis, tornados, inundações, queimadas, avalanches e outros processos, atingindo um grande contingente populacional.
Limitando assim a genética, dês da forma, o teor genético deum determinado grupo, restrito aos indivíduos prevalecentes. Cabendo a estes, integração a outra população, caso mantida uma adaptação, ou com o decorrer do tempo, a partir de um isolamento geográfico e posterior reprodutivo, constituição de uma nova espécie (princípio da espécie fundadora).
Nesta situação, portando uma baixa variabilidade, os indivíduos diferenciados irão passar por uma pressãode seleção mais significativa em relação à linhagem ascendente, que minimizava os feitos da seleção em razão do elevado número de indivíduos viventes.
Exemplos de uma deriva gênica: Uma forma de adaptação a certo local o certa cultura diferente da sua.1.1 Efeito Gargalo e efeito Fundador:
1.1.1 Efeito Gargalo: Um gargalo populacional ocorre quando o tamanho de uma população é reduzido por pelo menos uma geração. Devido ao fato de a deriva genéticaagir mais rapidamente para reduzir a variação genética em populações pequenas, por um “gargalo” é capaz de reduzir muito a variação, mesmo se o gargalo não durar por muitas gerações. A Variação genética reduzida significa que a população pode não ser capaz de se adaptar a novas pressões seletivas, como mudanças climáticas ou uma variação dos recursos disponíveis, porque a variação sobre a qual aseleção iria agir pode já ter desaparecido da população. Um exemplo de um gargalo:
Elefantes marinhos do norte tem variação genética reduzida provavelmente por causa de um gargalo populacional que os humanos infligiram a eles nos anos 1890. A caça reduziu o tamanho de suas populações para cerca de 20 indivíduos aofinal do século 19. Suas populações já ultrapassaram 30.000 desde então – mas seus genes ainda carregam as marcas do gargalo: eles têm muito menos variação genética do que uma população de elefantes marinhos do sul que foram menos intensamente caçados.
1.1.2Efeito fundador: Um efeito fundador corre quando uma nova colônia ou população é iniciada por alguns poucos membros da...
tracking img