Personalidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade:
Personalidade refere-se a padrões relativamente consistentes e duradouros de percepção, pensamento, sentimento e comportamento que dão identidade distinta às pessoas.

Origem da teoria da personalidaede
* As teorias exercem um papel relevante na psicologia da personalidade. As teorias baseadas em clínica dependem de insights adquiridos em entrevistas extensas, ou emsessões de terapia que persistem durante anos.
* As teorias da personalidade também usam de observações e experimentos controlados em laboratórios. As teorias baseadas em laboratório ressaltam a elaboração de medidas precisas e o uso de análises estatísticas.
Teorias pisico dinâmicas
As teorias psicodinâmicas da personalidade enfatizam a importância dos motivos, das emoções e de outras forçasinternas. Vários autores descrevem sobre as teorias psicodinâmicas, mas iremos trabalhar somente com as idéias de Sigmund Freud que foi o teórico psicodinâmico mais influente.
A personalidade desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, durante a infância.
Teoria pscoanalitica e personalidade
Freud quando tratava de seus pacientes neuróticos, buscava insights sobre apersonalidade humana. Ele explicou a personalidade e descreveu como tratar de pessoas psicologicamente perturbadas.
O incociente
Freud acreditava que as pessoas são conscientes de apenas uma pequena parte de sua vida mental. Alguns conteúdos são pré-conscientes, enterrados logo abaixo da consciência, de onde são facilmente recuperados. A grande maioria do conteúdo é inconsciente.
O que sãoconteúdos inconscientes?
São as pulsões, os componentes de personalidade, memórias de experiências iniciais e conflitos psicológicos intensos.
Como os conteúdos inconscientes entram na consciência?
Os conteúdos inconscientes entram na consciência disfarçados em sonhos, atos falhos e lapsos.

Modelo de mente
Freud passou a acreditar que a mente humana enfrenta continuamente três conjuntosde demandas conflitivas: as que partem do corpo, da realidade externa e das restrições morais.
Um componente distintivo da personalidade lida com cada domínio
(Id, Ego e Superego)
ID
O id é descrito por Freud como a casa dos instintos, reside na essência primitiva da personalidade, não tendo organização lógica. Impulsos contraditórios convivem lado a lado neste nível da consciência. Emsonhos, os desejos do id são disfarçados e distorcidos, pois são inaceitáveis a outras partes da personalidade.
O id opera de acordo com o princípio do prazer
EGO
O ego é controlado e lógico, embora esteja comprometido em gratificar as necessidades do id, está ciente das circunstâncias. Tendo sido parte do id, o ego evolui para lidar com o mundo, sua principal tarefa é localizar objetos parasatisfazer as necessidades do id. O ego, precisa lidar com as demandas tanto do id quanto do ambiente circundante.
O ego opera de acordo com o princípio da realidade
O superego
Pense no superego como um consciência, mesmo tendo feito parte do ego, o superego funciona independentemente, lutando pela perfeição e admirando o idealismo, o auto-sacrifício e o heroísmo.
O superego influencia o egopara atender aos objetivos morais e forçar o id a inibir seus impulsos animais. Quando o ego comporta-se moralmente, o superego é satisfeito. Quando as ações ou os pensamentos do ego vão contra os princípios morais, o superego gera sentimentos de culpa.
O desenvolvimento da Personalidade
Freud defende um modelo conflitual de motivação, onde o comportamento é provocado por impulsosinconscientes, que exigem gratificação. À medida que amadurecemos, ficamos mais capazes de adiar a gratificação até o momento e o lugar apropriados, mas continuamos carregando o resíduo inconsciente de conflitos infantis não resolvidos, e eles são a base de grande parte do nosso comportamento adulto.
Para a psicanálise a personalidade é essencialmente formada por volta dos 5 anos de idade.

A teoria...
tracking img