Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A personalidade é uma construção psicológica que faz referência ao conjunto de características de uma pessoa. O Norte-Americano Gordon Allport definiu a personalidade como sendo a organização dinâmica dos sistemas psicofísicos que determina uma forma de pensar e de agir. Esta organização é única em cada sujeito no seu processo de adaptação ao ambiente.
O aspecto dinâmico da personalidadereflete-se na medida em que cada pessoa está constantemente em interação com o meio envolvente, sendo esta apenas interrompida com a morte. Relativamente às formas de pensar e de agir, estas mostram que a personalidade tem uma vertente interna (o pensamento) e uma vertente externa (o comportamento).
No entanto, os especialistas estabeleceram diferentes tipos de definições para o conceito depersonalidade. Por isso, deparamo-nos com as definições aditivas, que se constroem com base na soma de um conjunto de características; as integradoras, que ressalvam o caráter organizado e estruturado dessa adição; as hierárquicas, que admitem a estrutura integrada dos elementos que conformam a personalidade embora estipulem a preponderância de certos elementos sobre outros; e as definições de adaptação aomeio, que também partem de uma integração dos elementos, mas que consideram que a organização depende do meio onde esteja inserido o indivíduo.
Os estudos sobre a personalidade abarcam dois grandes temas: o funcionamento intrapessoal (intrapsíquico, que não é observável de forma direta) e as diferenças individuais (as características e os traços que fazem com que uma dada pessoa seja diferente deoutra).



OS TIPOS DE PERSONALIDADE E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por toda a vida preza-se por liberdade de expressão de idéias e sentimentos, de escolha quanto ao caminho profissional a seguir, de decidir como conduzir a vida pessoal, os compromissos, a educação dos filhos. Como, no entanto, as pessoas, de repente, vêem-se aprisionadas em hábitos estreitos e/ou posturas negativas? É difícilconstatar que suas escolhas se baseiam mais em atitudes repetitivas do que
num verdadeiro livre arbítrio. Por essas razões, descobrir-se numa determinada tipologia de personalidade pode ser, inicialmente, uma experiência chocante. Mas, à medida que se identificam as fraquezas,certamente fica mais fácil superá-las. É, por isso, que o estudo da personalidade se torna fator fundamental na condução detrabalhos de formação de equipes. Sem a escolha das pessoas adequadas para tal
composição, pode-se estar fadado ao insucesso.



O perfeccionista ou empreendedor
Este tipo tem um grande objetivo de vida: não errar. De preferência, nunca. É fixado na ordem e na perfeição, mas, geralmente, sente-se preso na imperfeição. Acumula inúmeros projetos ao mesmo tempo e, quando finaliza um deles comuma qualidade desejável, acaba não se perdoando. Dificilmente o perfeccionista vai relaxar. Ao contrário, seu alto grau de exigência com relação a ele mesmo e aos outros o faz permanecer em constante estado de alerta. Este tipo tem um caráter inabalável: é norteado pelo pensamento correto e pela ética. Por outro lado, é comum sentir-se moralmente superior e no direito de censurar os outros. Osverbos preferidos de pessoas com este tipo de personalidade são “dever”, “precisar” e “ter de”.

Focos de atenção
a) Na busca da perfeição, esquiva-se do erro e do mal.
b) É impulsivo e seu impulso tem pouca duração.
c) Enfatiza virtudes práticas como trabalho, economia, honestidade e esforço.
d) Por ser empreendedor, pode chegar a ser um workaholic contumaz, tendo dificuldade de
harmonizarfamília com o trabalho, o que o leva a bloquear sentimentos inaceitáveis.
e) Quando suas necessidades não são satisfeitas, pode, inconscientemente, sentir raiva e ressentimento.
f) Não raro, o perfeccionista pode assumir pensamentos maniqueístas, levando-o a uma postura intransigente, em que não há meio-termo. Deixa de ser professor, que é uma de suas características, e passa a ser pregador, por...
tracking img