Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DINÂMICA DA PERSONALIDADE

Sullivan concebia a personalidade como um sistema de energia, cujo principal trabalho consistia em atividades com o intuito de reduzir a tensão.
Sullivan começou com aconcepção familiar do organismo como um sistema de tensão, que teoricamente pode variar entre os limites do relaxamento absoluto ou euforia, como Sullivan preferia chamar, e a tensão absolutaexemplificada no terror extremo.

Existem duas fontes principais de tensão:
1. As tensões que surgem das necessidades do organismo E
2. As tensões resultantes de uma ansiedade

As necessidades estãorelacionadas às exigências fisioquímicas da vida: são aquelas condições, como falta de alimento, água ou oxigénio, que produzem um desequilíbrio na economia do organismo.
As necessidades podem ter umcarácter geral, como a fome, ou estar mais especificamente relacionadas À alguma zona do corpo, como a necessidade de sugar do bebé.
As necessidades organizam-se segundo uma ordem hierárquica: asinferiores precisam ser satisfeitas antes que as superiores possam ser acomodadas.
A consequências típica do fracasso prolongado em satisfazer as necessidades é um sentimento de apatia que produz uma reduçãogeral das tensões.
A Ansiedade é a experiência de tensão resultante de ameaças reais ou imaginarias à própria segurança.
Muita ansiedade reduz a eficiência do indivíduo em satisfazer as suasnecessidades, perturba as relações interpessoais e produz confissão no pensamento.
A ansiedade varia em intensidade, dependendo da gravidade da ameaça e da efectividade das operações de segurança empregadaspelas pessoas.
Uma ansiedade grave é como pancada na cabeça: não transmite nenhuma informação à pessoa e traz confusão total e inclusive amnesia, enquanto que as formas menos graves de ansiedadepodem ser informativas.

Sullivan acreditava que a ansiedade é a primeira grande influência educativa na vida.
A ansiedade é transmitida ao bebé pela mãe, que expressa ansiedade no seu tom de voz e...
tracking img