Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Você sabe como se forma a personalidade? Maria Alice Fontes P. Novaes
Muitas vezes questionamos os motivos que levam uma pessoa a ter determinadas escolhas ou atitudes diante de uma situação – “Porque ela escolheu tal profissão?”; “Por que ele prefere rock, e não gosta de música clássica?”; “Por que tal pessoa fica agressiva diante de uma situação, sem tanta gravidade?”; “Por que alguém é tãoperfeccionista, enquanto outro é relapso em seus afazeres?”

Esse questionamento parte do princípio de que diferentes pessoas têm diferentes comportamentos, sob as mesmas circunstâncias. Ocomportamento nos leva a agir e escolher de determinada maneira e não de outra. Isso se deve a personalidade.

O que é personalidade?

A personalidade é um conjunto de características ou traços quediferencia os indivíduos. É uma organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos de uma pessoa, que resulta num padrão de comportamento persistente, que determina seufuncionamento em todos os contextos de sua vida: o modo como percebe as situações, como pensa a respeito de sai mesmo e do mundo, e como se relaciona com os outros.

Uma vez que a personalidadedetermina a ação de um indivíduo, ao conhecê-la, podemos prever o que ele fará diante de uma situação.

Como a personalidade se desenvolve?

Em primeiro lugar, há a concepção de que o ser humano éBIOPSICOSSOCIAL, ou seja, toda sua dinâmica é composta pela influência dessas três esferas. A origem do comportamento humano, e conseqüentemente, da personalidade, segue essas vertentes: de um lado,estão as características genéticas e fisiológicas, e de outro, suas experiências e relações com o mundo.

Dessa forma, o ser humano não pode ser considerado como um produto exclusivo de seu meio, talcomo um aglomerado dos reflexos condicionados pela cultura que o rodeia e despido de qualquer elo mais nobre de sentimentos e vontade própria. Não pode, tampouco, ser considerado um punhado de genes,...
tracking img