Personalidade e comportamento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade e comportamento humano




Neste mundo tão complexo e amargurado pela angustia do ser humano, devemos tentar entender o que pode tornar as pessoas um tanto quanto diferentes umadas outras. Por que algo pode ser tão angustiante para mim, e praticamente, nos mesmos contextos, ser uma fonte de inspiração para você?

Existem no mundo bilhões de pessoas, porém, como podemexistir tantas diferenças nos costumes, valores, princípios, modos de agir, diferentes modos de pensar, não existindo uma pessoa idêntica a outra? Possuímos até semelhantes, porém, sempre há alguma forma dediferença a ser percebida. Todas estas diferenças foram estudadas por vários estudiosos da psicologia, entre outras áreas, e o conjunto destas diferenças que nos torna seres tão singulares, tãoúnicos, é denominado de personalidade. Encontrei uma definição de personalidade no livro ‘’Personalidade – teoria e pesquisa’’ de Lawrence A. Pervin e Oliver P. John que dizem o seguinte: ‘’a personalidaderepresenta aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos’’. Estes mesmos teóricos dizem que a personalidade é estudada de maneiratotal em um individuo, ou seja, estudam a pessoa como um todo e também dão ênfase nas diferenças individuais de cada individuo.


Seguindo esta mesma linha de raciocínio, compreendemos o que fazem aspessoas a se comportarem de tal maneira em determinadas situações, por meio de eventos internos e externos do comportamento. São chamados de fontes do comportamento humano. Quais são essas fontes e noque elas interferem em nossas tomadas de decisões, influenciam nossas mentes, e de certa forma, estes comportamentos são dirigidos pela nossa personalidade?

Trazendo algumas definições do processodo comportamento humano, temos duas visões importantes a serem descritas: A freudiana e a skinneriana. Freud deu mais ênfase para o comportamento humano por fatores internos, ou seja, nós somos...
tracking img