Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sir Jean William Fritz Piaget, filho de Arthur Jean Piaget (um calvinista convicto, era professor universátio de Licenciatura em Língua e Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel) e Rebecca Suzane (uma das primeiras socialistas suíças), nasceu em Neuchâtel - dia 9 de agosto de 1896. Aos 11 anos de idade publica o primeiro relato sobre um pardal albino e aos 14 anos (1911) escreve osprimeiros artigos sobre “taxinomia malacológica”. Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel, em 1918 obtém o bacharelado em ciências naturais e posteriormente concluiu seu doutorado e escreve seu livro “Recherche” (busca e pesquisa). Nesse perído também busca uma formação em psicologia. Em 1919, viaja para Paris conhece grandes nomes da psicologia e psicopatologia, onde foi convidadopara trabalhar com Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil, conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência essa que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado,depende de uma estrutura de conhecimento da criança. Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em nossa psiquê, desde a primeira infância até a maturescência humana. Piaget se destaca por seu caráter inovador quando introduz umaterceira visão representada pela linha interacionistaque constitui uma tentativa de integrar as posições de duas tendências teóricas que permeiam a psicologia em geral – o materialismo macanicista e o idealismo – ambas marcadas pelo antagonismo entre o físico e o psíquico.
Segundo os estudiosos o modelo Piagetiano prima pelo rigor ciêntífico de sua produção ampla e concistente ao longo de 70anos que troxe contribuições práticas e importantes, principalmente no campo da educação, muito embora a intenção de Piaget não tenha inclçuido propriamente a idéia de formular uma teoria específica de aprendizagem, portanto, neste contexto temos:
1. A visão interacionista de Piaget que é a relação de interdependência entre o homem e o objeto de conhecimento.
2. Processo de equilibração: amarcha do organismo em busca do pensamento lógico onde o principal objetivo da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem desde o início da sua vida até a idade adulta.
A obra deste estudioso é reconhecida em todo mundo, pois contribui para compreensão da formação e construção do intelecto. Através desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para criançasem cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases observadas por Piaget em seus estudos. A teoria parte do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade. Esse desenvolvimento tem três aspectos: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Moral e DesenvolvimentoRacional. Segundo ele, o Desenvolvimento Humano infantil passa por 4 estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. O início e o término de cada um deles podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiverinserido. São eles:
* Período sensório-motor (0-2 anos): Caracteriza-se por uma inteligência prática, que coordena no plano da ação os esquemas que a criança utiliza, isto é, sem representação, pensamento ou linguagem, da criança com objetos ou pessoas. No recém-nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a...
tracking img