Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Este trabalho é fruto de uma pesquisa apresentada ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2004. Desde então, vínhamos buscando uma forma de colocá-lo em pratica, mas foi graças ao interesse e colaboração de alguns parceiros que finalmente conseguimos realizar o projeto: Cinemagora.

O Cinemagora é um projeto voltado para o audiovisualnas escolas e tem como objetivo mostrar como é feito a produção de um vídeo e fazer com que os alunos desenvolvam seu senso criativo e a sua imaginação. Além de contribuir com a democratização do meio audiovisual queremos aperfeiçoar o projeto debatendo e trocando experiências com as escolas e toda sociedade.

Através desta oficina, queremos proporcionar o conhecimento de uma nova linguagemcriativa para a expressão de idéias e no final colocar todo aprendizado em prática através da produção de um vídeo em formato digital com baixo custo e facilidade de realização.

Todas as informações contidas aqui foram reunidas através de pesquisa em livros, trabalhos acadêmicos, Internet e outras apostilas, além das aulas durante o curso de Comunicação Social e de nossa experiência na área.

Émuito importante destacar que todas as fontes de pesquisa foram creditadas e estão disponíveis na sessão “Anexos”.

Agora chega de conversa. Já que a melhor maneira de aprender é fazendo, então mãos à obra! E não esqueça, daqui para frente esta apostila será o seu guia para que os trabalhos ocorram de forma mais rápida e organizada.

Um grande abraço!!!

Aliana Camargo Cristiano Costa Noções Gerais Audiovisual é um termo utilizado para classificar materiais de instrução que combinam a palavra, a imagem e o som. Exemplos: TV, Cinema, Computador, etc. Cinema é um processo mecânico e químico, por isso filma. Vídeo é um processo eletrônico, por isso grava sinais eletrônicos. Fotografia é a arte de desenhar com a luz. Do grego Photos = Luz e Graphos = escrita, portanto: "Escrita daLuz". Etapas de Produção A produção de um vídeo é dividida em três etapas: 1. Pré-produção; 2. Produção; 3. Pós-produção. A divisão do vídeo em etapas serve para evitar falhas ou maiores problemas durante a produção. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir. Pré-produção Do momento em que surge a idéia do vídeo até o primeiro dia de gravação. Nesta fase são feitos os levantamentos das necessidadesgerais para a gravação e definido os prazos para execução de todas as etapas, ou seja, fazemos o planejamento do vídeo. Veja: • Idéia Primeiro passo para começar o vídeo. Pode ser uma idéia original ou uma adaptação. Dica: Faça produções sobre assuntos que você conheça bem e mantenha um arquivo de idéias. • Pesquisa Importante para conhecer mais sobre o assunto que será abordado. Deve-se obter omáximo de informação possível (jornal, revista, Internet, entre outros). Dica: Toda produção precisa de pesquisa e os próprios produtores devem fazê-la. • Roteiro É a peça suporte de toda a gravação e deve desenvolver toda a ação do vídeo. Consiste em relacionar num pedaço de papel tudo aquilo que você pretende colocar na produção. Sob a forma de anotações, coloque as imagens à esquerda e aindicação do respectivo som à direita. Veja um modelo de roteiro na página 12. • Cronograma de Gravação Anotação que contém todos os dias e lugares de gravação. Deve conter data, hora, dia da semana e local de gravação para a equipe envolvida. Exemplo na página 10. 2

Produção Nessa fase é feita a gravação, ou seja, fazemos a captação das imagens. Nessa fase colocamos em prática tudo o que foi planejadodurante a pré-produção. • Equipamentos e material de produção Antes de começar a gravar é necessário verificar se está faltando algum equipamento e depois testar tudo: Câmera, Bateria da câmera, Tripé da câmera, Marmita (Luz), Tripé da marmita, Microfone, Cabo do microfone, Extensão, Fone de ouvido, etc. Obs: É importante verificar a voltagem dos equipamentos e do local de gravação para...
tracking img