Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª ETAPA

Passo2:

1 - A origem da Contabilidade:

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 A.C, com os sumérios. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.
Mas a contabilidade só foi reconhecida comociência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com os registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar alguma confusão entre a ciência contábil e a escrituração de fatos patrimoniais.

2 - Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade:

No período do Paleolíticoou da Pedra Lascada os homens viviam em pequenos grupos e não sabia produzir os meios necessários à sua sobrevivência, o que lhes dava a característica de simples coletores de alimento. Esta economia de subsistência, embora primitiva, pressupunha uma determinada forma de controle do quanto se acumulara e não mais seria necessário buscar na natureza de bens indispensáveis à manutenção da raçahumana.
Alguns Fatores como Lâminas de osso de rena, marcadas pela incisão de sulcos que indicam quantidades de algum objeto e pinturas líticas descobertas em Grutas servem como provas arqueológicas e acabam demonstrando a capacidade do homem de 20.000 anos atrás (Paleolítico Superior) em registrar fatos relacionados às suas atividades.
3 - A evolução da Contabilidade desde os primeiros registrosaté as partidas dobradas:

Para que se possa compreender com mais afinco a contabilidade, se faz necessário uma abordagem do início de suas profundas origens, pois só as origens darão uma melhor idéia para justificar os fatos presentes. Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seusfeitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade.
Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dosfatos que ocorriam no dia-a-dia.
Foi encontrado na gruta D´Aurignac, no departamento de Haute Garone, na França; uma lâmina de osso de rena, contendo sulcos que indicam quantidades.

Passo 3:

Podemos relacionar a origem da contabilidade com o início da civilização, estando ligado às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dosfatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
O homem ao longo dos tempos foi evoluindo, deixando a caça de lado, voltando-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou uma separação, rompendo as vidas comunitárias, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoacriava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
Mas podemos dizer que a origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Háindícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já...
tracking img