Perrier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO







TÍTULO:


PERRIER
























































EVOLUÇÃO DA MARCA


Tudo começou quando romanos dragaram uma fonte em busca de água fresca, que ficou conhecida como Manancial de Vergèze. Por volta de 1793, após a Revolução Francesa a fontepassou para as mãos de um talentoso homem de negócios, Alphonse Granier. A água ficou conhecida como “Bouillens” por causa das suas bolhas provenientes do gás natural de carbono, que com que seu borbulhar seja único.

Em 1863, Granier fundou a Sociedade Águas Minerais Térmicas de Vergèze. Um dos serviços prestados por ela era o engarrafamento de água para consumo. Com isso a água gerouinteresses entre outros homens de negócios, em especial o Dr. Louis Perrier.

Perrier levou a água a outro patamar aperfeiçoando seu engarrafamento e sendo o primeiro a usar o conceito de água mineral como bebida para tratar da saúde. Após as transformações a água se tornou sinônimo de requinte e elegância, ainda mais por ser a preferida de Napoleão Bonaparte.
A marca foi comprada, em1903, por Sir St. John Harmsworth, um aristocrata inglês que introduziu o produto na Ingleterra. Em 1905, se tornou fornecedora oficial de água mineral para a monarquia inglesa, o que reforçou sua imagem de sofisticação.

Em 1947, a empresa foi vendida ao francês Gustave Leven após a morte de Harmsworth. A empresa construiu, em 1950, uma nova fábrica elevando sua produção para 131 milhõesde garrafas.


Sua primeira sede nos Estados Unidos - The Perrier Group of América – foi implantada em 1976, para importação do produto. A água alcançou no ano seguinte 6% do mercado americano, isso levou a marca Perrier ao topo no mercado de águas gaseificadas no mundo.


Na década de 90 a marca passou por uma enorme crise, após ter 72 milhões de garrafas retiradas domercado americano por causa da contaminação de 12 delas com a substância Benzeno. A decisão de retirada das garrafas dos pontos de venda se estendeu para Alemanha, Japão, Canadá, Holanda e Dinamarca, totalizando 280 milhões de garrafas retiradas.
Por causa dessa crise a água ficou fora do mercado americano durante 10 semanas. Sua volta foi marcada por forte campanha de marketing para reconquistara confiança de seus consumidores.

Em 1992, a marca foi comprada pela Nestlé, que diversificou a linha de produtos, além de expandir sua distribuição pelo mundo. Atualmente a marca Perrier ocupa o topo do mercado de água mineral premium.









LINHA DO TEMPO




1979 – Introdução das primeiras variações da água com sabores, primeiramentenos Estados Unidos.

1985 – Entra no mercado americano as águas Perrier Lemon (sabor limão), Perrier Lime (sabor lima) e Perrier Orange (sabor laranja), que continham 0% de calorias.

1996 – O copo de vidro Perrier é introduzido com restaurantes e bares, e inclusive para venda aos consumidores.

2002- Lançamento de uma linha de águas com sabores de frutas e extratos deplantas, a Perrier Fluo. Nas versões ginger-cherry, peppermint, orange-litchi, raspberry e ginger-lemon.

2003 – Lançamento da Eau de Perrier uma água com menos gás e menos bolhas que a original.

2007 - Lançamento do novo sabor Citron Lemon-Lime.EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO

O logotipo da marca Perrier passou por algumas modificações ao longo do tempo. O primeiro e segundo eram mais simples, mas com um toque de elegância e requinte, marcas do produto. No terceiro e no atual o amarelo, cor que simboliza realeza e poder, entrou no logo junto com verde, já conhecido pelos consumidores Perrier. Assim o conceito da marca foi mais acentuado....
tracking img