Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Muitas vezes ouvimos a palavra “sustentabilidade”. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante. A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meioambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos. Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores“verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem socioambiental. Para tanto, foi preciso à adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas. Esse trabalho tem por objetivo definirsustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e novos meios de produções sustentáveis.
Justificativa
"Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades." Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundialsobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "Nosso Futuro Comum").

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursosnaturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. 

Em termos práticos, a sustentabilidade implica na exploração de recursos de maneira a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre meio e ambiente e biosfera. E a aplicação desses conceitos é mais simples do que possa parecer que podem fazer o ambiente mais sustentável, ou seja, são pequenas atitudes de como: reciclagemde lixo inorgânico, reaproveitamento de materiais, compostagem de lixo orgânico. Essas são apenas algumas práticas que representam muito bem o conceito de sustentabilidade. Além de serem economicamente viáveis, muitas dessas atitudes se revelam como fatores que contribuem para economia de recursos financeiros.

O conceito de sustentabilidade comporta seis aspectos principais:

SustentabilidadeSocial

É um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidadesocial. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação àsustentabilidade desses setores.

No tocante a aplicação sustentabilidade social pelas empresas, é possível ressaltar que há crescente investimento das grandes marcas do mercado, principalmente os órgãos mais ligados às relações financeiras. Além disso, as indústrias e empresas que vem se envolvendo na sustentabilidade social, as indústrias sustentáveis, tendem a exercer um imprescindível papel...
tracking img