Peroxissomos:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos (Em ordem de slide)
Peroxissomos:
1- Os peroxissomos são organelas celulares envolvidas por uma única membrana e não possuem DNA ou ribossomos, o que os difere das mitocôndrias e cloroplastos. Parecem obter suas proteínas por importação seletiva do citosol, por não serem dotados de genoma, e se assemelham ao RE por serem organelas auto replicativas.

2- Os peroxissomos são encontradosem todas as células eucarióticas. Eles contém enzimas oxidativas, como catalase e urato oxidase, em concentrações tão elevadas que, em algumas células, salientam-se em micrografias eletrônicas por causa da presença de um núcleo cristaloide. Essas enzimasutilizam oxigênio molecular para remover átomos de hidrogênio de substratos orgânicos, produzindo peróxidos de hidrogênio, por isso essasorganelas são assim denominadas.

3- Esse tipo de reação oxidativa é particularmente importante nas células de fígado e do rim, nas quais os peroxissomosdestoxificamvárias moléculas tóxicas que entram na corrente sanguínea. Cerca de 25% do etanol que bebemos é oxidado a acetaldeído dessa forma. Além disso, quando excesso de H2O2 acumula na célula, a catalase o converte para H2O por meio de uma reação.Uma função principal das reações oxidativas realizadas nos peroxissomos é a quebra de moléculas de ácido graxo, processo denominado β oxidação. Por meio disso, os ácidos graxos são convertidos àacetilCoA, que é exportada dos peroxissomos ao citosol para a reutilização em reações biossintéticas. Um função essencial dos peroxissomos animais é catalisar as primeiras reações na formação deplasmalogenos, que são a classe mais abundante de fosfolipídeos de mielina. A deficiência de plasmalogenos causa anomalias profundas na mielinização das células nervosas, sendo esta uma das razões por que muitas desordens peroxissomais levam à doença neurológica.

4- A membrana do peroxissomo contém proteínas receptoras de importação. As proteínas peroxissomais, incluindo novas cópias dos receptores deimportação, são sintetizadas por ribossomos citosólicos e então importadas para a organela. As proteínas de membrana peroxissomaissão inseridas na membrana de peroxissomos preexistentes. Assim, novos peroxissomos parecem formar-se a partir dos preexistentes, por crescimento da organela e posterior fissão.

Retículo Endoplasmático:
5- O RE está organizado em um labirinto de túbulos ramificados ede vesículas achatadas que estendem-se através do citosol, interconectando-se de tal maneira que sua membrana forma uma lâmina contínua envolvendo um espaço interno único, denominado Lumén do RE, que geralmente ocupa mais de 10% do volume celular total. A membrana do RE separa o seu lúmen do citosol e auxilia a transferência seletiva de moléculas entre esses dois compartimentos.

6- O RE tem umpapel central na biossíntese de lipídeos e de proteínas. Sua membrana é o sítio de produção de todas as proteínas transmembrana e lipídeos para a maioria das organelas celulares, incluindo o próprio RE, o aparato de Golgi, os lisossomos, os endossomos, as vesículas secretoras e a membrana plasmática. Além disso, quase todas as proteínas que serão secretadas para o exterior celular são destinadasinicialmente ao lúmen do RE.

7-
8- O RE Rugoso é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, quesecretam muco, e as células secretoras nos alveolos pulmonares. Apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função), armazenamento e transporte.

9-
10- Existem duas populações espacialmente separadas de...
tracking img