Filosofia segundo cassirer

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
Todos os animais possuem um circulo funcional que é a junção e o equilíbrio entre o sistema receptor, responsável por receber os estímulos externos, e o sistema efetuador, responsável por reagir aesses estímulos recebidos.
Para Cassirer, o que difere os seres humanos do restante dos animais é a linguagem. Os humanos são seres simbólicos, têm a compreensão do que os ocorre e a partir disso criamuma resposta ao acontecimento. Os outros animas, usam sinais e a partir de sua capacidade relacional prática, respondem a estímulos. Alguns animais, como chimpanzés, possuem a capacidade de agruparobjetos através da percepção de suas semelhanças físicas. Entretanto, embora a complexidade desses estímulos seja superior a dos estímulos recebidos pelos demais animais, ela não faz do chimpanzé umser simbólico, pois uma vez que a função de um objeto com certa característica física é trocada, ele não tem a capacidade de se reorganizar e reagrupar os objetos.

Ao citar o exemplo de Helen Keller,que nasceu cega, surda e, portanto, muda, Cassirer quis provar que o sistema simbólico é o centro de criação da linguagem e o diferencial entre os humanos e o restante dos animais. Estes, por nãopossuírem esse sistema, jamais teriam a capacidade de associar nomes às experiências sensoriais vividas, como aconteceu com Helen Keller, quando entendeu que a água que caía sobre ela no banho era amesma substância que saía da torneira, ou a mesma de um copo d'agua. Tomando como base o caso de H. Keller, pode-se dizer que o processo para se obter o conhecimento do mundo em humanos independe daqualidade dos seus sentidos, pois estes além de subjetivos, não geram conhecimento simbólico. A exemplo disso pode-se citar as aves e os cães que possuem visão, olfato e audição muito mais apurados do queo dos humanos e, no entanto, não possuem linguagem.

A capacidade relacional simbólica vai muito além dos sentidos. Os sentidos enganam como ilusão de óptica. Afetam a percepção e interferem na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A filosofia do iluminismo- Ernst Cassirer
  • Segundo O Dicion Rio De Filosofia
  • A concepção de criança segundo a filosofia
  • Identidade Segundo a Filosofia
  • A filosofia segundo nietzsche
  • Educação segundo a filosofia perene
  • O amor segundo a filosofia
  • A Filosofia Segundo Wittgenstein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!