Periodo joanino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mudança da Família Real
Em 1808 Portugal estava ameaçado a ser invadido pelas tropas francesas lideradas por Napoleão Bonaparte, incapaz de derrotá-lo D. João VI príncipe regente da época resolvetransferir o Estado Português Brasil, nessa travessia contou com o apoio da Inglaterra, país aliado que estava em plena Revolução Industrial e possuía domínio naval. Essa mudança para Colônia foidecisiva para iniciar um processo de emancipação política.
Durante a travessia pelo Oceano Atlântico, devido condições climáticas (tempestades) alguns navios chegaram á Bahia e outra parte ao Rio deJaneiro, então em março do mesmo ano a corte se instala no Rio de Janeiro e a capital que até então era na Bahia é transferida.
Nações Amigas
Em troca da ajuda em que a Inglaterra prestada a Portugal D.João VI declara em carta-regia a abertura dos portos para comercio as nações amigas, nesse mesmo momento é autorizado às atividades indústrias. Essas medidas contribuíram bastante para odesenvolvimento do Brasil, pois com isso diminuiu-se o contrabando e aumentou a arrecadação.
Em 1810 os britânicos exigiram vantagens sobre o mercado brasileiro, D João IV concede então privilégios sobre as taxasalfandegárias, enquanto países amigos pagavam 24% de impostos sobre os produtos a Inglaterra pagaria somente 15% menos ainda que Portugal em que a taxa era de 16%, nesse acordo também firmou-se que apirataria seria extinta. Era evidente o domino de Reino Unido sobre o comercio brasileiro, isso foi favorável para o desenvolvimento dos portos, mas em consequência houve uma queda na produção daindústria.
Revolução Pernambucana
Em 1817 Pernambuco tinha uma forte influência dos padres que difundiam as ideias iluministas e antilusitanas, nesse mesmo momento o pais passava por uma crisedecorrente do surgimento do açúcar da beterraba na Inglaterra, e uma grande seca.
A fim de alimentar o luxo da coroa e construir a cidade do Rio de Janeiro D. João VI aumenta os impostos e com tudo estoura...
tracking img